
Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.
É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e,é ainda, diurética.
O caldo de cebolas fervido, com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.
Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.
Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.
Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.
A cebola não apresenta grandes problemas para sua compra. Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.
Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos), ou então, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.
Seu período de safra é de setembro a março.
Cem gramas de cebola fornecem 39 calorias.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~
Realça o sabor dos alimentos
A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo. Apesar de sua pequena importância nutricional como fonte de vitaminas e sais minerais, apresenta propriedades terapêuticas comprovadas, como a proteção contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuição do nível de glicose no sangue e proteção contra a arteriosclerose.
É um bulbo, provavelmente originário da Ásia Central, tendo sido cultivado na Índia e China desde tempos remotos, sendo muito apreciado na Grécia, Roma e Egito antigos. É uma Aliácea, assim como o alho, a cebolinha e o alho porró.
COMO COMPRAR
As maiores ofertas, e portanto os menores preços, ocorrem de agosto a fevereiro.
A cebola apresenta formatos variados, podendo ser redonda, achatada ou em forma de pêra.
Quanto à cor, os bulbos são amarelos, brancos ou roxos. Escolha os bulbos com cuidado, sem apertá-los ou jogá-los na banca de exposição. Prefira bulbos firmes, com casca seca e pescoço seco e cicatrizado. Entre bulbos de mesmo tamanho escolha os mais pesados. Evite bulbos brotados, com feridas, áreas amolecidas e mofo.
COMO CONSUMIR
A cebola é usada principalmente como condimento, realçando o sabor dos alimentos. Entretanto, também pode ser utilizada crua em saladas e entradas e no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos, ou frita à milanesa.
A cebola assada com casca, no espeto, é um excelente acompanhamento para churrasco.
A cebola congelada somente é adequada para uso em pratos cozidos ou assados. Para descongelar, coloque-a em água fervente com sal, ou diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.
COMO CONSERVAR
A cebola conserva-se por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração. Mantenha os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado.
As cebolas de sabor mais suave, ou seja menos picante, apresentam menor durabilidade, enquanto as cebolas mais picantes, conservam-se por maior período.
As cebolas roxas em geral se conservam por maior tempo do que as cebolas brancas e amarelas.
A cebola picada ou ralada deve ser mantida em geladeira, envolvida por filme plástico ou em vasilha de plástico tampada, por até um dia. A vasilha a ser usada deve ter o tamanho certo para a quantidade a ser conservada; quando se utilizar filme de plástico, este deve ficar bem aderido à cebola picada.
Para congelar a cebola, pique-a ou corte-a em rodelas, coloque as porções sobre uma travessa ou vasilha aberta e leve ao congelador. Quando as porções estiverem congeladas, acondicione-as em recipiente de plástico rígido ou em saco de plástico do qual se retira a maior quantidade possível de ar.
Nesta condição a cebola pode ser conservada por até 6 meses.
Outra maneira de conservar a cebola consiste em triturá-la, transformando-a em pasta e adicionando sal e alho para aumentar a sua durabilidade.
Deve-se manter 1 parte de alho para 3 partes de cebola para 10 partes de sal. Esta pasta pode ser mantida em condição ambiente por até 25 dias.
DICAS
Temperos que combinam com a cebola: vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, folhas de louro, cominho, cravo da índia, noz moscada.
Para não lacrimejar quando estiver picando cebola, coloque um pedaço de pão na ponta da faca.
Para tirar o cheiro de cebola das mãos, esfregue-as com suco de limão e enxague com água.
Fonte: www.cnph.embrapa.br
--------------------------------------------
A cebola é uma boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. E mais promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago.
Os benefícios da cebola deve-se a presença de substâncias quercitina, um agente antioxidante. Daí a sua ação em auxiliar na redução do colesterol e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). Participa, também, na redução da pressão arterial e evita a formação coágulos sangüíneos.
Outra substância encontrada na cebola é a olerícola. Trata-se de uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, evitando assim os entupimentos das artérias.
A cebola crua
O consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves.
Por outro lado o consumo da cebola crua melhora o equilíbrio da flora intestinal e reduz o risco do aparecimento do câncer do colo retal.
Fonte: www.segs.com.br
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nome científico
Allium cepa L.
Família
Alliaceae
Origem
Centro da Ásia
Características da planta
Planta herbácea, anual para a produção de bulbos e bienal para a produção de sementes. Apresenta flores tubulares ocas, cilíndricas e sua parte aérea pode alcançar até 60 cm de altura. O bulbo tunicado, produto comercial, é um caule subterrâneo, formado pelas bainhas carnosas das folhas, que se sobrepõem umas as outras e são recobertas, exteriormente, por escamas secas de coloração amarelada, roxa ou branca, segundo a variedade. O caule verdadeiro reduz-se a um disco comprimido, na base do bulbo, de onde partem folhas e raízes.
Características da flor
As flores são hermafroditas, de coloração branca ou esverdeada, reunidas numa inflorescência do tipo umbela. Após um período sob baixas temperaturas, há emissão de um pendão floral, que pode alcançar de 1,30 a 1,50 m de altura. No ápice desse pendão encontra-se a umbela formada por um número variável de 50 a 2000 flores.
Melhores variedades
Baia-piriforme, baia-bojuda, rio-grande , baia-piriforme, precoce- piracicaba, monte-alegre-IAC, excel, texas-early-grano-502 e roxa-do-traviú-IAC.
Época de plantio
Sementeira: março;
Transplante: 40 a 60 dias após.
Espaçamento
40 x 10cm.
Sementes necessárias
1kg/ha.
Combate à erosão
Plantio em nível.
Adubação
Por hectare
- 250kg de torta de mamona ou 2.500kg de esterco de curral
- 500kg de superfosfato simples
- 80kg de cloreto de potássio
Em cobertura
- 80kg de sultato de amônio similar.
Tratos culturais
- Capinas
- Pulverizações
Irrigação
Por infiltração, quando for necessária.
Combate à moléstias e pragas
Tombamento
Semear em canteiros bem drenados ensolarados
Alternária:
Pulverizar com Dithane M-22 a 0,20%
Antracnose
Pulverizar com carbamatos
Míldio
Pulverizar com cúpricos
Tripses
Pulverizar com Rhodiatox (emulsão a 5%) a 0,20% , ou Malatol 50 a 0,20 ou Phosdrin.
Época de colheita
Agosto - outubro.
Produção normal
10 a 14t/ha de bulbos.
Melhor rotação
- Batatinha
- Arroz
- Milho
Observações
Plantar preferivelmente e terras leves e férteis.
Fonte: www.agrov.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~
NOME CIENTÍFICO
Allium cepa
DESCRIÇÃO DA PLANTA
Planta herbácea, cuja base aérea pode atingir até 60 cm de altura. Suas folhas são tubulares e ocas, e as flores pequenas e brancas. A parte comestível se constitui no caule subterrâneo, formado pelas bainhas carnosas das folhas, que se sobrepõem umas às outras e são recobertas, exteriormente, por escamas secas de coloração que varia entre o branco, amarelo e toxo, dependendo da variedade.
É um bulbo bi-anual, ou seja: no primeiro ano acumula reservas, e no segundo dá flores e frutos.
AROMA E SABOR
De aroma forte, seu sabor é picante e adocicado.
As cebolas brancas têm um sabor menos acentuado e picante que as roxas.
ORIGEM
Ásia Central.
COMPOSIÇÃO
- fósforo
- ferro
- cálcio
- vitaminas C, e do complexo B
PROPRIEDADES
- diurética
- digestiva
- antioxidante
- vermífuga
- antibiótica
FUNÇÕES TERAPÊUTICAS
- elimina substâncias tóxicas através dos rins
- abre o apetite
- age contra a prisão-de-ventre
- combate o reumatismo
- limpa as vias respiratórias
- fortalece o sistema imunológico
HISTÓRICO E CURIOSIDADES
Segundo relatos de alguns historiadores, este produto chegou a ter um valor tal, que era usado como pagamento de rendas, na Europa Medieval, para onde foi levado pelas caravelas de Cristovão Colombo. Sagrada entre os egípcios, cultivada também pelos romanos, presente no cabrito dos Bizantinos, e ingrediente indispensável no pão que servia como base à alimentação dos Assírios, a cebola era consumida em grande quantidade pelos soldados, por ser considerada grande fonte de vigor e coragem.
É uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil.
Existe uma expressão francesa: “regretter lês oignons d’Egypte” (chorar pelas cebolas do Egito), que significa sentir saudades do passado, mesmo que este tenha tido suas contrariedades.
PARTES USADAS
Bulbo.
FORMAS EM QUE SE ENCONTRA
- Fresca, desidratada ou em pó.
- O melhor mês para compra é dezembro, quando os preços estão mais baixos.
- O período de safra vai de setembro a março.
- Ao comprar cebolas verifique se elas estão consistentes e mantém o brilho da casca.
COMO CONSERVAR
Guarde a cebola em lugar seco e ventilado.
USO INDICADO EM ALIMENTOS
Pode ser servida crua, cozida ou refogada.
A cebola deve ser empregada em quantidades moderadas, quando o prato não exige o seu sabor, pois este não deve superar o dos demais temperos, nem tão pouco o do ingrediente básico.
Para evitar aquelas lágrimas desagradáveis ao descascar cebola, mergulhe-a por um minuto em água fervente.
Fonte: www.sensibilidadeesabor.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário