DESCRIÇÃO: A moscadeira, nome dado à árvore que produz a noz-moscada, pode chegar até a 20 metros de altura, com folhas de verde escuro intenso. O fruto é de cor amarelado ou às vezes avermelhado, parecendo um damasco no seu formato. Quando amadurece, este se abre mostrando uma semente revestida por umas fibras formando uma rede de cor avermelhada, conhecida como macis. Esta semente dura é a própria noz-moscada, e este macis é empregado também como especiaria, principalmente para a produção de licor.
INDICAÇÃO: Chá de Noz Moscada => Arrotos, asma, cólica intestinal e estômago, dores reumáticas, estimulante cerebral, estimulante, adstringente, inflamações, flatulência, fortificante, fraqueza do estomago, soluço, trato gastro-intestinal.
COMO FAZER: ¼ de noz-moscada (meia colher de café) ralada em infusão. Meio litro de água quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Obs Em grandes quantidades é alucinógeno.
COMO BEBER: Tomar 1 xícara ao dia.
Nome científico: Myristica fragrans Houtt
Parte usada: Semente
Propriedades terapêuticas: Analgésica, antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carminativa, laxativa
Indicações terapêuticas: Facilitadora do parto, revigora a mente, ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios, tônica para os cabelos, regula menstruações escassas, alivia cólicas menstruais, dores musculares, reumatismos.
Dosagem indicada
É analgésica (odontológica, inclusive), antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carminativa, laxativa, estimulante, tônico estomacal e geral, emenagoga, antinevrálgica, anticolesterolemiante, cardio estimulante e facilitadora do parto. Revigora a mente e ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios. É tônica para os cabelos. Alguém provou efeito antitumoral, antiespasmódica, antifúngica e diminuidora de enzimas hepáticas.
É tônico para o sistema reprodutor pois é estrogenomimético. Regula menstruações escassas e alivia cólicas menstruais. A miristicina é antidepressiva, por inibir a enzima monoaminoxidase (tem estrutura semelhante a aminas simpáticas), em ensaio de E. Truitt em 1962.
É muito útil como bálsamo para dores musculares e reumatismo.
Essência de noz moscada pode ser administrada em 2-3 gotas 2 a 3 vezes ao dia. Há cápsula de 50mg para ser tomada em 3 ao dia.
Toxicidade
Em caso de intoxicações por superdosagem de miristicina (mais que cinco gramos) há quadros convulsivos e sensação de irrealidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário