Pata-de-vaca(folhas): Bauhinea variegata: diurético, rins, prisão de ventre, diabete, vermífuga.
Nome científico: Bauhinia Fortificada
Partes usadas: Folhas, flor, raízes, casca do caule
Família: Leguminosa
Propriedades Químicas: Glicosídeos: heterosídeos, cianogênicos, saponínicas, goma, mucilagem, taninas, sais minerais.
Propriedades Terapêuticas: Hipoglicemiante, diurética, antidiarréica e antidiabética.
Indicações: Tratamento de diabéticos mellitus II, fazendo que o pâncreas produza mais insulina, ajudando a normalizar a glicose no sangue. É diurética e depurativa, utilizada para males do estômago e rins. É exatamente nas folhas que se oculta o segredo desta planta: o glicosídeo flavonóide.
Pata de Vaca é uma planta média de até 8 a 9 metros de altura e encontrada nos centros urbanos e em campos, usada nos jardins e arborização de ruas, pois é uma planta ornamental muito bonita e suas flores são grandes e exóticas e geralmente brancas, mas também aparecem flores rosadas ou avermelhadas. É espinhosa e sua folhagem lisa, um pouco aveludada na parte de baixo e o nome dado de pata de vaca é porque sua folha tem este formato de uma pata de vaca.
Nas estações, primavera e verão e inverno ela floresce. Boa para produção de sombra e sempre tem mais flores em temperatura tropical e com muito sol. Tem muito na Amazônia e usam para fins medicinais, no tratamento de diabetes, como insulina vegetal, diurética e purgativa. Tem a capacidade de tirar o excesso de glicose da corrente sanguínia e o chá já é muito usada no controle de diabetes mesmo sem comprovação médica. Já existem estudos científicos para apurar suas propriedades e benefícios.
Segundo a crendice popular ela representa responsabilidade, gentileza e flexibilidade.
Outros nomes da Pata de Vaca: Mão de vaca, pata de boi, unha de boi, capa bode ou miroró.
Sem comentários:
Enviar um comentário