Nome popular: SEGURELHA
Nome científico: Satureja montana L.
Sinonímia popular: Alfavaca-do-campo
Propriedades terapêuticas: Estomáquica, carminativa, expectorante, antiespasmódica, antisséptica, tônica, aperiente, antidiarreica.
Indicações terapêuticas: Auxiliar no processo da digestão, tratamentos broncopulmonares, asma, bronquite, eliminação de gases, picada de marimbondo, diarrréia.
Receitas populares:
Chá
25 a 30 gramas para 1 litro de água. Tomar três vezes ao dia antes ou após as refeições.
Chá para o estômago
Colocar 10 gramas de sumidades floridas para 250 ml (1 copo) de água fervente. Deixar esfriar por 15 minutos, coar e tomar três vezes ao dia.
Chá contra dores de estômago
Ferva uma colher (sopa) de galhos floridos em uma xícara de água. Tampe e deixe amornar. Tome 4 xícaras pequenas ao dia.
Descrição
A Segurelha é um arbusto, nativa das regiões mais quentes do sul da Europa, atinge cerca de 50 centímetros de altura e possui pequenas flores brancas que exalam uma fragrância aromática. Seu cultivo não requer muitos cuidados, pode ser plantada em qualquer local onde o solo não retém muita umidade e que seja banhado pelo sol por pelo menos 6 horas durante o dia. A Segurelha é mais comumente utilizada na culinária devido ao seu sabor picante e aromático. As flores de Segurelha também são bastante utilizadas para fazer chá.
Indicações
Como planta medicinal, a Segurelha funciona como agente anti-séptico, digestivo e expectorante. Pode ser utilizada nos casos de cólica, bronquite, diarréia e dor de garganta. Um dos usos mais comuns da Segurelha é para tratamento de problemas de gases(flatulência). Também é utilizada para aliviar picadas de vespas e abelhas, triturando um ramo e esfregando no local afetado.
Nome em inglês: Winter Savory
Sem comentários:
Enviar um comentário