
Berinjela, nome científico Sonalum melogena.
Hortaliça arbustiva da família das Solanáceas (mesma que do tomate), da qual são consumidos os frutos. Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.
É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos.
A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado.
Cuidados na compra, armazenamento e preparo
A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias.
Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.
Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.
Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.
Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução.
Fitoquímicos
Na última década, os fitoquímicos -- compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais -- vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. São vários os estudos epidemiológicos que mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis.
Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos, presente na casca da berinjela, vem sendo associado à redução da oxidação da LDL - Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário (AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 2003).
Estudos clínicos in vivo mostraram que para ocorrer adequada absorção, metabolismo e efeito antioxidante da antocianina, a dieta deve conter níveis relativamente altos deste fitoquímico (PRIOR, 2003).
Glicoalcalanóides, presentes na berinjela, são transformados em creme medicinal e utilizados no tratamento de câncer de pele -- carcinoma celular basal (CARPER, 1995).
Conclusão
Apesar de ter baixos níveis de vitaminas e minerais e não reduzir os níveis sanguíneos de colesterol (Arq. Bras. Cardiol. 2004), a berinjela contém antocianina, um antioxidante importante que está relacionado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento deve incluir, diariamente, uma boa dose de fitoquímicos.
Na prática, recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 400 gramas de vegetais e frutas variados.
Beringela
Sonalum melogena, sabe o que é? Este é o nome científico da Beringela. Originária da India, foi trazuda para a Europa pelos arabes, atrvés da Península Ibérica.
Da mesma família que o tomate, a sua versatilidade faz com que integre grande parte da culinária internacional, e bastante usada na cozinha vegetariana.
A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro, sem manchas e macio, de pele fina, e brilhante e sementes claras.
Pode ser assada, cozida, grelhada, recheada, refogada e frita.No entanto, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo e aumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da refeição.
Reduza o colesterol
Para além de um óptimo ingrediente para as refeições diárias, a beringela é há muito tempo usada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Ingredientes:
-
1 Jarro de vidro de 1,5 litros
-
1 Beringela
-
1 litro de água potável
Preparação:
- Encha o jarro com o litro de água,
- Lave bem e corte a beringela em bocados
- Cologue ps pedaços de beringela no jarro com água
- Deixe repousar durante a noite
- Há quem adicione sumo de limão, porque diz a povo que ajuda a perder peso.
Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.
Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3.
Deve fazer isto por um período de 3 semanas.
Conselhos:
Consulte o seu médico ou vá à farmácia para medir os níveis de colesterol antes e depois deste processo, para ter forma de compraração e saber se está a resultar.
Se estiver a tomar qualquer medicmento para nivelar os niveis de colesterol no sangue, continue a fazê-lo. Esta receita em nada substitui a medocação prescrita pelo seu médico.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nome Científico
Solanum melogena
Características Botânicas
A berinjela é uma planta originária da Índia, Birmânia e China. Foi introduzida pelos árabes na Europa, durante a Idade Média.
A planta é perene e pertence a família Solanaceae. É arbustiva com caule semilenhoso. Sua altura pode ultrapassar 1m. O sistema radicular atinge profundidades superiores a 1m, embora a maioria das raízes se concentre mais superficialmente. As flores são hermafroditas. Ocorre a autofecundação e é baixa a incidência de polinização cruzada. O fruto é uma baga carnosa, de formato alongado e cor variada, usualmente escura.
No mundo, é muito difundida em paises da Europa e Estados Unidos como uma das hortaliças mais valiosas.
Variedades para a Industrialização
A berinjela apresenta muitas variedades de frutos, com colorações diversas, desde o branco e o amarelo, até o verde, o cinzento e o castanho.
Como alimento, e portanto também para a industrialização, utilizam-se somente as variedades que produzem frutos roxo-azulados como:
Roxa Comprida
Fruto de formato cilíndrico, alongado e uniforme; possui coloração violeta quando nova, passando à roxa; pesa de 250 a 350 gramas; mede de 18 a 22cm de comprimento e 5 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 90 a 100 dias após o plantio.
Florida Market
Fruto de formato longo ovalado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 250 a 300 gramas; mede de 16 a 20cm de comprimento e 7 a 9cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 100 a 110 dias após o plantio.
Embu
Fruto de formato alongado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 200 a 250 gramas; mede aproximadamente 15 a 18cm de comprimento e 6 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a janeiro, ciclo de 100 a 120 dias após o plantio.
Berinjela roxa comprida
Berinjela Florida Market
A escolha de uma dessas variedades depende do produto final e do custo da matéria-prima. Normalmente a mais utilizada é a roxa comprida devido ao preço e à sua disponibilidade no mercado.
Época de safra
A colheita é iniciada aos 90 – 140 dias da semeadura, prolongado-se o período produtivo durante 100 dias ou até mais tempo. Podem-se obter dois periodos de safra, efetuando-se irrigações e adubações ao fim do inverno. Na primavera quando a temperatura se eleva ocorre novo período de frutificação, seguido-se a colheita.
Principais Produtos Alimentícios Derivados da Matéria-Prima
- antepasto de berinjela
- beringela frita
- conserva de beringela
- lasanha de beringela
- patê de beringela
- bolos, pizzas, e outros
Atributos de qualidade
A berinjela tem pouquíssimas calorias, e proporciona um sensação de saciedade, sendo ideal para pratos vegetarianos. É reconhecida popularmente como um alimento benéfico à saúde. Diversos trabalhos vêm demonstrando sua eficácia no tratamento e prevenção algumas doenças.
Redução do colesterol
O colesterol é produzido pelo próprio organismo ou absorvido pelo intestino. A ingestão de berinjela inibe a absorção do colesterol no intestino devido a presença de niacina. (Vico - Farma, 2003)
Ação hipoglicêmica
Estudos de laboratório sugerem que a ingestão contínua de pectina, presente na casca de berinjela, contribui para a tolerância à glicose. (Derivi, 2002)
Composição Química
Componentes | Quantidade em 100g |
Valor calorico, kcal | 19,0 |
Carboidratos totais, g | 4,0 |
Proteina, g | 1,0 |
Lipídios, g | 0,0 |
Fibra alimentar, g | 77,0 |
Cinzas, g | 7,34 |
Cálcio, mg | 17,0 |
Ferro, mg | 0,40 |
Fósforo, mg | 29,0 |
Bibliografia
DERIVI, S.C.N. Efeito Hipoglicêmico de Rações à Base de Berinjela em Ratos. Ciência e Tecnologia de Alimetnos, Campinas, v.22(2),pg.164-169, 2002.
FILGUEIRA, F.A.R. Manual de olericultura: cultura e comercialização de hortaliças. 2 ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1981.v.1.
FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Ed. Ateneu, 9ed. Rio de Janeiro, 1997.
IBGE. Censo Agropecuário, 1996. Quantidade produzida por produtos da horticultura e condição do produtor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=t&o=1. Acessado em 19/12/2003.
IBGE. Censo Agropecuário, 1996. Valor da produção por produtos da horticultura e condição do produtor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=t&o=1. Acessado em 19/12/2003.
LIMA, Luiz Carlos Baptista. Hortifrutigranjeiros: guia completo. Porto Alegre: Editora Sabra Luzatto, 2000.
Beringela no combate ao colesterol. Vico - Farma,Disponível em http://www.maringasaude.com.br/vicofarma/beringela.shtml. Acessado em 19/12/2003.
Fonte: www.ufrgs.br
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Fonte de cálcio, ferro e fósforo
Apesar de pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5. A berinjela é um fruto originário da China e da Índia, tendo sido cultivado na Ásia desde a Antigüidade. Pertence ao mesmo grupo do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.
COMO COMPRAR
Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada; são delicados e se amassam com facilidade, por isto devem ser escolhidos com cuidado, sem apertá-los e sem jogá-los sobre a banca. Os frutos devem ter a casca brilhante, com cor uniforme e lisa, sem manchas ou áreas amassadas. Para a berinjela comum, escolha os frutos entre 180 e 250g, com 17 a 20 cm de comprimento. Os de berinjela japonesa são mais compridos e mais finos. Frutos escolhidos muito novos murcham rapidamente e quando colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes.
COMO CONSERVAR
Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é limitada a dois dias, a partir de quando começam a murchar. Na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco plástico, fure o plástico com um garfo. Conserve os frutos com o cabinho (pedúnculo) até o consumo.
A berinjela pode ser congelada da seguinte maneira: lave e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, ou no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de microondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. Pode ser mantida assim no congelador por até 8 meses. Descongele em água fervente com sal, ou se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.
COMO CONSUMIR
A berinjela é uma hortaliça muito versátil. Pode ser consumida frita à milanesa, ao forno, ensopada, com molho branco, recheada, em salada e em omeletes. Lave bem os frutos em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca de acordo com a receita. Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rapidamente, por isto após esta operação devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. Para cozinhá-las no vapor salpique sal antes.
DICAS
Os seguintes temperos podem ser usados: orégano, sálvia, alho, salsa, cebola, cebolinha verde, pimenta, sal e azeite de oliva.
A berinjela é um bom acompanhante de cereais e pratos gordurosos.
Fonte: www.cnph.embrapa.br
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.
A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de venre.
Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa.
As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.
As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas.
O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio.
Cem gramas de berinjela fornecem 27 calorias.
Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~
Ainda que a berinjela seja pouco nutritiva, é vegetal muito versátil e compõe muitos pratos de diferentes etnias, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente médio e o ratatoiulle francês, entre outros.
A berinjela tem pouquíssimas calorias, apesar de proporcionar uma sensação de saciedade - uma xícara de berinjela crua contém menos de 40 calorias.
As berinjelas mais gostosas são tenras e firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes, além de serem duras e amargas. Tem sabor e consistência de carne, sendo ideais para pratos vegetarianos.
Elas podem ser recheadas e cozidas, grelhadas, assadas ou ensopadas. Algumas desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la. Corte o vegetal, salgue-o e deixe-o descansar por meia hora. Lave e seque. O sal elimina um pouco da umidade e reduz o sabor amargo.
A berinjela é um fruto carnudo da família das solanáceas que pode apresentar duas formas: alongada ou arredondada. Sua casca é arroxeada. Tem uma polpa branca e carnuda, dentro da qual se encontram algumas sementes suaves - não é preciso eliminá-las.
Tipos
Existem mais de 30 variedades, mas as mais conhecidas são:
- Long Purple: sua forma é alongada e a casca é de cor arroxeada
- Easter Egg: sua casca é branca e a forma é oval
- Black Enorma: é uma das maiores variedades
- Serpentinum: sua forma é alongada e com uma casca verde clara.
Nutrição e saúde
É aconselhável consumir as berinjelas com sua casca, onde se encontra boa parte de seus nutrientes - que não são poucos. Ela é rica em potássio, cálcio e fósforo, e seu conteúdo tem vitaminas A, B e C, betacarotenos e ácido fólico.
Ela tem apenas 21 calorias por 100 gramas e é rica em fibras, por isso sacia e ajuda a combater a preguiça intestinal. Exerce um considerável efeito depurativo sobre o sangue: limpa, previne as hemorragias e protege as artérias lesionadas pelo colesterol.
Na cozinha
Quando se prepara berinjelas, é conveniente utilizar uma faca de aço inoxidável para cortá-las, para evitar que a polpa se oxide e escureça. Antes de cozinhá-las, é aconselhável deixar as rodelas em molho de água com sal durante 30 minutos, para que soltem os sucos amargos, e secá-las com papel absorvente. Se vai demorar a utilizá-las, salpique com um pouco de suco de limão; isto evita a oxidação.
A berinjela é um dos ingredientes básicos da cozinha mediterrânea. Não costumam ser consumidas nem cruas nem cozidas pois adquirem um sabor muito amargo, mas seu repertório de pratos é ilimitado. São preparadas de diferentes formas: recheadas ao forno, fritas ao natural ou refogadas, em molho, gratinadas etc.
Fonte: sentirbem.uol.com.br
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sem comentários:
Enviar um comentário