quarta-feira, 17 de junho de 2009




Berinjela, nome científico Sonalum melogena.


Hortaliça arbustiva da família das Solanáceas (mesma que do tomate), da qual são consumidos os frutos. Originária da Índia e introduzida na Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.


É um vegetal muito versátil que compõe a culinária internacional, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente Médio e o ratatoiulle francês. Devido à consistência similar à da carne, é muito utilizada na preparação de pratos vegetarianos.

A mais conhecida é a berinjela de casca roxa e formato ovalado, mas também existem as de coloração branca, creme, rajada e formatos redondo e alongado.


Cuidados na compra, armazenamento e preparo

A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.

Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.

Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias.

Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.

Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.

Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.

Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.

Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução.

Fitoquímicos

Na última década, os fitoquímicos -- compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais -- vêm sendo largamente estudados pela ação protetora e antioxidante que desempenham. São vários os estudos epidemiológicos que mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis.

Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos, presente na casca da berinjela, vem sendo associado à redução da oxidação da LDL - Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário (AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 2003).

Estudos clínicos in vivo mostraram que para ocorrer adequada absorção, metabolismo e efeito antioxidante da antocianina, a dieta deve conter níveis relativamente altos deste fitoquímico (PRIOR, 2003).

Glicoalcalanóides, presentes na berinjela, são transformados em creme medicinal e utilizados no tratamento de câncer de pele -- carcinoma celular basal (CARPER, 1995).

Conclusão

Apesar de ter baixos níveis de vitaminas e minerais e não reduzir os níveis sanguíneos de colesterol (Arq. Bras. Cardiol. 2004), a berinjela contém antocianina, um antioxidante importante que está relacionado à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Uma alimentação que promove saúde e retarda o envelhecimento deve incluir, diariamente, uma boa dose de fitoquímicos.

Na prática, recomenda-se um consumo diário de, no mínimo, 400 gramas de vegetais e frutas variados.

Beringela

Sonalum melogena, sabe o que é? Este é o nome científico da Beringela. Originária da India, foi trazuda para a Europa pelos arabes, atrvés da Península Ibérica.


Da mesma família que o tomate, a sua versatilidade faz com que integre grande parte da culinária internacional, e bastante usada na cozinha vegetariana.


A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro, sem manchas e macio, de pele fina, e brilhante e sementes claras.


Pode ser assada, cozida, grelhada, recheada, refogada e frita.No entanto, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo e aumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da refeição.


Reduza o colesterol


Para além de um óptimo ingrediente para as refeições diárias, a beringela é há muito tempo usada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Ingredientes:

  • 1 Jarro de vidro de 1,5 litros

  • 1 Beringela

  • 1 litro de água potável


Preparação:

  • Encha o jarro com o litro de água,
  • Lave bem e corte a beringela em bocados
  • Cologue ps pedaços de beringela no jarro com água
  • Deixe repousar durante a noite
  • Há quem adicione sumo de limão, porque diz a povo que ajuda a perder peso.


Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.


Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3.
Deve fazer isto por um período de 3 semanas.


Conselhos:
Consulte o seu médico ou vá à farmácia para medir os níveis de colesterol antes e depois deste processo, para ter forma de compraração e saber se está a resultar.


Se estiver a tomar qualquer medicmento para nivelar os niveis de colesterol no sangue, continue a fazê-lo. Esta receita em nada substitui a medocação prescrita pelo seu médico.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nome Científico

Solanum melogena

Características Botânicas

A berinjela é uma planta originária da Índia, Birmânia e China. Foi introduzida pelos árabes na Europa, durante a Idade Média.

A planta é perene e pertence a família Solanaceae. É arbustiva com caule semilenhoso. Sua altura pode ultrapassar 1m. O sistema radicular atinge profundidades superiores a 1m, embora a maioria das raízes se concentre mais superficialmente. As flores são hermafroditas. Ocorre a autofecundação e é baixa a incidência de polinização cruzada. O fruto é uma baga carnosa, de formato alongado e cor variada, usualmente escura.

No mundo, é muito difundida em paises da Europa e Estados Unidos como uma das hortaliças mais valiosas.

Berinjela

Variedades para a Industrialização

A berinjela apresenta muitas variedades de frutos, com colorações diversas, desde o branco e o amarelo, até o verde, o cinzento e o castanho.

Como alimento, e portanto também para a industrialização, utilizam-se somente as variedades que produzem frutos roxo-azulados como:

Roxa Comprida

Fruto de formato cilíndrico, alongado e uniforme; possui coloração violeta quando nova, passando à roxa; pesa de 250 a 350 gramas; mede de 18 a 22cm de comprimento e 5 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 90 a 100 dias após o plantio.

Florida Market

Fruto de formato longo ovalado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 250 a 300 gramas; mede de 16 a 20cm de comprimento e 7 a 9cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 100 a 110 dias após o plantio.

Embu

Fruto de formato alongado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 200 a 250 gramas; mede aproximadamente 15 a 18cm de comprimento e 6 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a janeiro, ciclo de 100 a 120 dias após o plantio.

Berinjela
Berinjela roxa comprida

Berinjela
Berinjela Florida Market

A escolha de uma dessas variedades depende do produto final e do custo da matéria-prima. Normalmente a mais utilizada é a roxa comprida devido ao preço e à sua disponibilidade no mercado.

Época de safra

A colheita é iniciada aos 90 – 140 dias da semeadura, prolongado-se o período produtivo durante 100 dias ou até mais tempo. Podem-se obter dois periodos de safra, efetuando-se irrigações e adubações ao fim do inverno. Na primavera quando a temperatura se eleva ocorre novo período de frutificação, seguido-se a colheita.

Principais Produtos Alimentícios Derivados da Matéria-Prima

  • antepasto de berinjela
  • beringela frita
  • conserva de beringela
  • lasanha de beringela
  • patê de beringela
  • bolos, pizzas, e outros

Atributos de qualidade

A berinjela tem pouquíssimas calorias, e proporciona um sensação de saciedade, sendo ideal para pratos vegetarianos. É reconhecida popularmente como um alimento benéfico à saúde. Diversos trabalhos vêm demonstrando sua eficácia no tratamento e prevenção algumas doenças.

Redução do colesterol

O colesterol é produzido pelo próprio organismo ou absorvido pelo intestino. A ingestão de berinjela inibe a absorção do colesterol no intestino devido a presença de niacina. (Vico - Farma, 2003)

Ação hipoglicêmica

Estudos de laboratório sugerem que a ingestão contínua de pectina, presente na casca de berinjela, contribui para a tolerância à glicose. (Derivi, 2002)

Composição Química

Componentes

Quantidade em 100g
Valor calorico, kcal 19,0
Carboidratos totais, g 4,0
Proteina, g 1,0
Lipídios, g 0,0
Fibra alimentar, g 77,0
Cinzas, g 7,34
Cálcio, mg 17,0
Ferro, mg 0,40
Fósforo, mg 29,0

Bibliografia

DERIVI, S.C.N. Efeito Hipoglicêmico de Rações à Base de Berinjela em Ratos. Ciência e Tecnologia de Alimetnos, Campinas, v.22(2),pg.164-169, 2002.
FILGUEIRA, F.A.R. Manual de olericultura: cultura e comercialização de hortaliças. 2 ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 1981.v.1.
FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Ed. Ateneu, 9ed. Rio de Janeiro, 1997.
IBGE. Censo Agropecuário, 1996. Quantidade produzida por produtos da horticultura e condição do produtor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=t&o=1. Acessado em 19/12/2003.
IBGE. Censo Agropecuário, 1996. Valor da produção por produtos da horticultura e condição do produtor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp?z=t&o=1. Acessado em 19/12/2003.
LIMA, Luiz Carlos Baptista. Hortifrutigranjeiros: guia completo. Porto Alegre: Editora Sabra Luzatto, 2000.
Beringela no combate ao colesterol. Vico - Farma,Disponível em http://www.maringasaude.com.br/vicofarma/beringela.shtml. Acessado em 19/12/2003.

Fonte: www.ufrgs.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Berinjela

Fonte de cálcio, ferro e fósforo

Apesar de pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5. A berinjela é um fruto originário da China e da Índia, tendo sido cultivado na Ásia desde a Antigüidade. Pertence ao mesmo grupo do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.

COMO COMPRAR

Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada; são delicados e se amassam com facilidade, por isto devem ser escolhidos com cuidado, sem apertá-los e sem jogá-los sobre a banca. Os frutos devem ter a casca brilhante, com cor uniforme e lisa, sem manchas ou áreas amassadas. Para a berinjela comum, escolha os frutos entre 180 e 250g, com 17 a 20 cm de comprimento. Os de berinjela japonesa são mais compridos e mais finos. Frutos escolhidos muito novos murcham rapidamente e quando colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes.

COMO CONSERVAR

Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é limitada a dois dias, a partir de quando começam a murchar. Na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco plástico, fure o plástico com um garfo. Conserve os frutos com o cabinho (pedúnculo) até o consumo.

A berinjela pode ser congelada da seguinte maneira: lave e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, ou no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de microondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. Pode ser mantida assim no congelador por até 8 meses. Descongele em água fervente com sal, ou se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.

COMO CONSUMIR

A berinjela é uma hortaliça muito versátil. Pode ser consumida frita à milanesa, ao forno, ensopada, com molho branco, recheada, em salada e em omeletes. Lave bem os frutos em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca de acordo com a receita. Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rapidamente, por isto após esta operação devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. Para cozinhá-las no vapor salpique sal antes.

DICAS

Os seguintes temperos podem ser usados: orégano, sálvia, alho, salsa, cebola, cebolinha verde, pimenta, sal e azeite de oliva.

A berinjela é um bom acompanhante de cereais e pratos gordurosos.

Fonte: www.cnph.embrapa.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Berinjela

A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.

Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético.

A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de venre.

Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa.

As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.

As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas.

O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio.

Cem gramas de berinjela fornecem 27 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Berinjela

Ainda que a berinjela seja pouco nutritiva, é vegetal muito versátil e compõe muitos pratos de diferentes etnias, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente médio e o ratatoiulle francês, entre outros.

A berinjela tem pouquíssimas calorias, apesar de proporcionar uma sensação de saciedade - uma xícara de berinjela crua contém menos de 40 calorias.

As berinjelas mais gostosas são tenras e firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes, além de serem duras e amargas. Tem sabor e consistência de carne, sendo ideais para pratos vegetarianos.

Elas podem ser recheadas e cozidas, grelhadas, assadas ou ensopadas. Algumas desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la. Corte o vegetal, salgue-o e deixe-o descansar por meia hora. Lave e seque. O sal elimina um pouco da umidade e reduz o sabor amargo.

A berinjela é um fruto carnudo da família das solanáceas que pode apresentar duas formas: alongada ou arredondada. Sua casca é arroxeada. Tem uma polpa branca e carnuda, dentro da qual se encontram algumas sementes suaves - não é preciso eliminá-las.

Tipos

Existem mais de 30 variedades, mas as mais conhecidas são:

  • Long Purple: sua forma é alongada e a casca é de cor arroxeada
  • Easter Egg: sua casca é branca e a forma é oval
  • Black Enorma: é uma das maiores variedades
  • Serpentinum: sua forma é alongada e com uma casca verde clara.

Nutrição e saúde

É aconselhável consumir as berinjelas com sua casca, onde se encontra boa parte de seus nutrientes - que não são poucos. Ela é rica em potássio, cálcio e fósforo, e seu conteúdo tem vitaminas A, B e C, betacarotenos e ácido fólico.

Ela tem apenas 21 calorias por 100 gramas e é rica em fibras, por isso sacia e ajuda a combater a preguiça intestinal. Exerce um considerável efeito depurativo sobre o sangue: limpa, previne as hemorragias e protege as artérias lesionadas pelo colesterol.

Na cozinha

Quando se prepara berinjelas, é conveniente utilizar uma faca de aço inoxidável para cortá-las, para evitar que a polpa se oxide e escureça. Antes de cozinhá-las, é aconselhável deixar as rodelas em molho de água com sal durante 30 minutos, para que soltem os sucos amargos, e secá-las com papel absorvente. Se vai demorar a utilizá-las, salpique com um pouco de suco de limão; isto evita a oxidação.

A berinjela é um dos ingredientes básicos da cozinha mediterrânea. Não costumam ser consumidas nem cruas nem cozidas pois adquirem um sabor muito amargo, mas seu repertório de pratos é ilimitado. São preparadas de diferentes formas: recheadas ao forno, fritas ao natural ou refogadas, em molho, gratinadas etc.

Fonte: sentirbem.uol.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Sem comentários:

Enviar um comentário

Procure aqui

Abacate Abacateiro Abacaxi Abajeru Abisinto/Losna Abiu Abobora Abobrinha Abrotamo Abrunheiro Abuta Abutua Acacia Acacia-Falsa Açafrão Açafrão do Prado Açafrão-Verdadeiro Açaí Acanto Acapurana Acariçoba Acelga Acerola Aconito Açucena Adonis Agarico Branco Agave Agnocasto Agoniada Agrião Agrião da Lagoa Agrião do brejo Agrimonia Aguapé Aipo Ajowan Alamanda Alcachofra Alcaçuz Alcaparra Alcarávia Alecrim Alecrim do Campo Alface Alfafa Alfavaca Alfazema Algodão Alho alimentação Almeirão Ameixa Amendoas. Amendoim Amieiro Amor do Campo Amora Andiroba Angelica Angico Anis Anis estrelado Aperta Ruão Aquiléia Araçá Araticum Arnica Aroeira aromaticas Arroz Arruda Artemisia Artemísia Aspargo Assa Peixe Avelã Avenca Azeitona Babaco Babaçu Babosa Babosa (Aloe Vera) Bacupari Bacuri Baleeira Banana Barbatimão Bardana Baru Batata Batata de purga Batata doce Baunilha Beringela Betadine /ERVA ANDORINHA Betula Bilimbi Biribá Boldo do Chile Borragem Borrazeira-branca Brejauva Brocolis Buchinha do Norte Burirti Butiá Caapeba Cabaça Cabelo de Milho Cabeludinha Cabreuva Cacaueiro Cactus Café Caferana Caimito Cajazeiro Cajepute Caju Calabaça Calabura Calaminta Calamo Calamondim Calendula Calumba Cambará Cambucá Cambuí Camomila Cana Comum Cana de Açucar Cana de Macaco Cana do Brejo Canambaia Canela Canfora Canfora de Jardim Canhamo Capacete de Jupter Capim Cidrão Capim Limão Capim pé de galinha Capim Rosário Capim Santo Capitu Capuchinha Caqui Cará Caralluma Carambola Carapiá Cardo Mariano Cardo Santo Carnaúba Caroba Carobinha Carpineira Carqueja Amarga Carqueja Doce Carrapicho Carvalho-alvarinho Casca de Carvalho Casca Preciosa Cascara Sagrada Castanha da India Castanha do Pará Castanha Portuguesa Catinga de Mulata Catingueira Catuaba Cavalinha Cebola Cenoura Centaurea Centella Cerefólio Cerejeira Chá de Brugre Chá de Bugre Chá Preto Chá Verde Chapéu de Couro Chapéu de Napoleão Chicoria Choupo negro Chuchu Cimicifuga Cipó Azougue Cipó Cabeludo Cipó Cabloco Cipó Cravo Cipó Cruz Cipó Cruzeiro cipo de são joão Cipó Prata Cipó Suma Cipreste Coco Coentro Cogumelo Comigo-Ninguem-Pode Confrei conselhos uteis Copaiba Copo-de-Leite Cordão de Frade Coronha Couve Couve-flor Cravo da India Cubiu curativas Curcumã curiosidades Damiana Dente de Leão doenças Douradinha Embauba Endro Equinácea Erva Baleeira Erva Cidreira Erva de Bicho Erva de Passarinho Erva de Santa Maria Erva de São João Erva Doce Erva Picão Erva Tostão ervas ervas. Pega Pinto Escarola Espinafre Espinheira Santa estetica Eucalipto EUROPEIAS Fedegoso Feijão Feijão Azuki Fenogrego Figo Freixo Fruta pão frutas Frutas para diabetes Fucus Vesiculosus Funcho Garra do Diabo Genciana Gengibre Gergelim Gervão Roxo Ginkgo biloba Ginseng Goiaba grãos Grapefruit Graviola Guaçatonga Guaco Guaraná Hamamélis Hibisco Hipérico Hortelã Imburana de Cheiro Indicador de Ervas Medicinais Ingá Inhame Ipe Roxo Ipecacuanha Jaborandi Jabuticaba Jaca Jacatupe Jambo Jambolão Japecanga Jarrinha Jasmim Jatobá Jenipapo Jequitibá Juazeiro Jurema Preta Jurubeba Lacre Vismia Lágrimas de N.Srª Laranja legumes Limão Linhaça Lobélia Losna Lotus Louro Lúcia-lima Lupulo Maçã Macela Malva Mama Cadela Mamão Mamica de Cadela Mandioquinha Manga Mangabeira Manjericão Maracujá Marapuama Marcela Mate Maxixe Maxixe Peruano Medronheiro Medronho Melancia Melão Melão de São Caetano Melissa Menta Mentruz Mil Homens Milho Morango Mostarda Mulungu Mussambé Mutamba Nabo Nó de Cachorro Nogueira Nóz de Cola Noz-Moscada nutrição Oliveira Oregano Pacová Palma Christi Palmito Panacéia Papo de Peru para meditar Parietaria Pariparoba Parreira brava Pata-de-vaca Pau d'arco Pau Ferro Pau Pereira Pau Tenente Pedra-Ume-kaa Pepinos Pequizeiro Pera pilriteiro Pimenta Pimenta de macaco Pimentão Pinha Pinheiro manso Pistache Pitangueira Pitomba plantas toxicas Poaia Poejo Porangaba preparo Pulmonária Pulsatilla Quebra Pedra Quiabo Quina-Quina Quinua Quixabeira Rabanete Repolho Romã Rooibos Rosa Branca Rosa-rubra Rucula Ruibarbo sabal serrulata Sabugueiro Salgueiro-branco Salsa Salsaparrilha Salvia Samambaia Sapé Sapotí Sassafrás Segurelha Sene Sete Sangrias Sobreiro Soja Stevia Sucupira Tajá de Cobra Tamarillo ou tomate de árvore Tanchagem Tayuia Tilia Tomate Tomilho Ulmeiro Umbauba Unha de Gato Urtiga Urucum Uva Uva Ursi Valeriana Velame do campo Verbasco Verbena verduras Vetiver Vidoeiro Vitex Agnus-castus zedoaria Zimbro