
Erva cardíaca, anti-inflamatória e Hepática
USO MEDICINAL
O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.
USO ENERGÉTICO:
O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que porisso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.
USO CULINÁRIO:
- O dente de leão pode ser usado em saladas.
Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria.
Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas darem uma ligeira secada. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.
OUTROS USOS:
- O Dente de Leão é encontrado em tintura mãe
- Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas.
Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando.
Em seguida coe as ervas do óleo, e terá um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares.
- O escalda pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.
Dente de Leão
Nome científico: Taraxacum Officinale
Partes usadas: Folhas e raízes
Família: Compostos
Propriedades Químicas: Látex, óleo, inulina, cumarina, taraxacina, flavonóides, tanino, sais minerais, sais de potássio, carotenóides, fitosterol, colina, vitamina A e vários ácidos.
Propriedades Terapêuticas: Depurativa do sangue, diurética, litíases biliar, hipercolesterol, anti-hemorroidais, enfermidades do fígado e rins. Colagoga, hipertensora, antiinflamatória e laxante.
Indicações: Devido ao seu alto teor de potássio, atua nas células nervosas e musculares. Protege contra a pressão alta e derrames. Exerce papel essencial em nosso corpo: contração muscular, condução nervosa, hipertensão. É benéfico no tratamento do câncer. As pessoas com risco de deficiência de potássio são os diabéticos, que eliminam este mineral pela urina.
É dentro da terra, porém, que o dente de leão guarda sua parte mais valiosa: a raiz, que entre outras virtudes oferece substâncias como a inulina, que é o princípio ativo da taraxacina: torna o vegetal um laxante estomacal, expectorante e estimula a secreção da bílis.
Sem comentários:
Enviar um comentário