terça-feira, 27 de outubro de 2009

Limão


Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.

As variedades de limão mais conhecidas são:
limão-galego - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.
limão-siciliano - grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento
e mais ácido que o galego
limão-cravo - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte
limão-taiti - de tamanho médio, casca verde e lisa,muito suculento e pouco ácido.

Para comprar o limão deve-se tomar as seguintes precauções:
limão-galego - deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos.
limão-siciliano - de cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego.
limão-cravo - mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo.
limão-taiti - com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.

Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara
DICAS CULINÁRIAS:

Para dar um gosto especial aos bolos, basta acrescentar raspa de casca de limão.
o limão é o melhor tempero para ostras.
Para acompanhar legumes cozidos,peixes e assados, experimente o seguinte creme: misture 5 colheres (sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite, um pouco de sal e pimenta-do-reino
As bebidas alcoólicas, os refrescos e os chás ficam excelentes quando são temperados com umas gotas de limão
Para conservar a metado de um limão que ainda não foi usada, coloque num pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve à geladeira.
Um pouco de suco de limão acrescido à água de cozimento dos frutos do mar deixa as carnes mais brancas e firmes.
Se for usar apenas algumas gotas de suco de limão, não desperdice a fruta toda. Faça um buraquinho com um palito e esprema a quantidade desejada. Depois volte a guardar o limão na geladeira.
Para conservar o limão por mais tempo, guarde em um vidro bem fechado.
Para obter mais suco do limão, bata a fruta com um martelinho antes de cortar.
Após ter espremido um limão para usar seu suco, embrulhe a casca em papel de alumínio e congele. Use em receitas que pedem casca de limão.
Quando for usar a casca de limão ralada, tome cuidado para não ralar junto a parte branca, porque ela amarga a receita.
Para que o doce de casca de limão fique bem verde, ferva em tacho de cobre.
CURIOSIDADES:

Para o tratamento da acne, faça uma pasta de suco de limão e açúcar e aplique sobre o rosto. A mesma pasta também serve para eliminar o excesso de oleosidade da pele.
Antes de fazer as unhas, amacie as cutículas endurecidas com um pouco de suco de limão.
Elimine a caspa e a oleosidade do couro cabeludo, massageando-o com suco de limão
Aproveite o bagaço do limão para eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas. é só esfregar.
Use o bagaço do limão para clarear e amaciar as mãos. Coloque um pouquinho de açúcar na mão e esfregue o limão.
Melhore seu hálito fazendo gargarejos com 1 copo de água morna e o suco de 1/2 limão
Na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo-lhe uma estranha declaração de amor: atirava-lhe um limão.
A Itália é o maior produtor de limão do mundo
O limão-galego foi o primeiro cítrico introduzido na Europa.
O maior limão conhecido pesava 2,83 kg.
Foi Colombo quem trouxe o limão para a América.
Se o móvel de madeira manchou com tinta de caneta, lave imediatamente com água fria e depois esfregue com suco de limão.
Para limpar os objetos de prata, esfregue com cinza de cigarro misturada com suco de limão.
Se num tecido lavável aparecer uma mancha de ferrugem, elimine-a da seguinte maneira: esfregue com limão e sal e coloque a peça no sol até secar. Depois, lave normalmente com água e sabão.
Nunca use limão na pele quando for expor-se ao sol

Fonte: Equipe Bem Estar
O limão é uma rica fonte de vitamina C, além de possuir outros nutrientes fundamentais para a saúde...

O limão é com toda certeza um dos frutos mais utilizados pelo ser-humano. Do suco, se faz a tradicionalíssima limonada, que além de saborosa é refrescante e saudável e usada em praticamente todos os países do mundo. Da casca se fazem doces e licores. O limão ainda é usado na preparação de outras delícias como sorvetes, xaropes, aperitivos, refrigerantes e molhos.

O limão é uma das maiores fontes de vitamina C da natureza, uma vitamina muito importante, pois tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres, retardando o envelhecimento. A vitamina C também tem um papel fundamental no combate a germes e bactérias, combatendo processos infecciosos que atacam e põe em risco a saúde do organismo.

Mas nem só de vitamina C vive o limão. Ele também possui outras propriedades vitamínicas, sendo rico em vitamina A e também nas vitaminas do complexo B. Possui ainda uma grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Mas apesar de tudo isso,não se deve tomar o suco do limão puro, pois é muito ácido. Deve-se sempre diluí-lo em água e adoçá-lo à gosto.

Existem vários tipos de limões como o limão-galego, o limão-siciliano e o limão-taiti. Quando ainda está verde,deve ser guardado em local fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado vai durar mais,se for guardado sob refrigeração.

Por Marco de Cardoso



Afta é um incômodo bastante doloroso que surge na boca, geralmente, após a ingestão de algum alimento ácido e, por seu desconforto, é mesmo impossível esquecê-la.
Afinal, quem já não passou por momentos incômodos quando, de repente, sente que a língua ou mucosa da boca está dolorida?
Na verdade, aftas são inflamações da pele interna da boca, que acabam por provocar pequenas feridas ou úlceras superficiais e passageiras, mas muito incômodas.
Na boca dos pequeninos, é muito semelhante ao famoso sapinho, que tanto irrita os bebês.
Na verdade, o problema surge na boca, mas a verdadeira causa do problema nasce mesmo é no estômago, que não está digerindo bem os alimentos que recebe e, em conseqüência, atrapalha todo o trabalho de eliminação do intestino.
Para evitar que elas surjam, é necessário, em primeiro lugar, que a digestão se normalize e, para isso, tenha cuidado com os alimentos ingeridos, provocando rapidez no processo de digestão e, em conseqüência, a ausência de febre no tubo digestivo.

Receita para eliminar rapidamente as aftas

1) Limão cicatrizante
Ingredientes:
1 limão
Modo de fazer:
Passe suco de limão com um algodão umedecido sobre as aftas.

2) Alecrim digestivo
Ingredientes:
Folhas de alecrim de jardim Modo de fazer:
Mastigue folhinhas de alecrim de jardim e livre-se delas em menos de uma semana.

3) Chá multiervas
Ingredientes: Alfavaca
Araticum-da-mata Amora vermelha Cambuí
Araticum-manso (frutos verdes)
Tansagem
Salva
Saião

Modo de fazer:
Faça chá com uma destas ervas, e bochechos durante todo o dia.

Fonte/Equipe Bem Estar
As frutas cítricas devem fazer parte da dieta de todas as pessoas que buscam uma vida mais saudável e equilibrada, pois ajudam a retardar o envelhecimento e até diminuir o risco de certos tipos de câncer.

Laranja, tangerina, limão,lima,acerola...São algumas das frutas cítricas mais conhecidas em nosso país e todas elas muito importantes para garantir uma boa alimentação.

Possuem grande quantidade de vitamina C e flavonóides, que são substâncias semelhantes às vitaminas e exercem ação contra os radicais livres, ajudando a fazer o envelhecimento do corpo ser mais lento.

Estudos feitos por pesquisadores na Europa e Estados Unidos também apontam que os flavonóides encontrados nestas frutas, agem preventivamente no combate a certos tumores.

O consumo constante dos cítricos também auxilia a manter a boa saúde do sistema cardiovascular, reduzindo o LDL, o mau colesterol e as taxas de triglicérides.



"Essa fruta, tão comum no Brasil, não pode faltar no nosso cardápio diário."

Isso se deve pelo fato de ser um excelente aliado da saúde, ajudando na prevenção e tratamento de inúmeras doenças e melhorando a qualidade física.

Quais benefícios podem ser associados ao consumo diário do limão?

- Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.

- A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para o organismo se manter saudável.

- Outro benefício da fruta é para o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para a prevenção de gripes e outras doenças virais.

- Para quem teme o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento (perda de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).

- Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.

- Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo).

- Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

- Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.

- Alguns estudos ainda associam o consumo de limão com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.

- Além desses benefícios, o limão ajuda a conservar alguns alimentos, por exemplo, se for fazer um suco de maçã, para evitar o escurecimento do mesmo, esprema um pouco dessa fruta e garanta melhor qualidade na conservação do suco.

Quanto consumir de limão para ter esses benefícios?

Tomado diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo, promovendo todos os seus benefícios.

Caso a pessoa não consiga fazer dessa forma, poderá usar na salada, como tempero, e ainda em preparações de outras refeições. Mas lembre-se, o ideal é 1 limão por dia.


Qual o melhor tipo de limão?

Você irá encontrar todos os benefícios no limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.

Outras considerações

- Para quem tem hipersensibilidade nos dentes, oriento usar canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte.

- O ideal é beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por completo.

Receitas para aproveitar melhor os benefícios do limão

- Suco desintoxicante, contra ansiedade, ativa a memória e melhora o sono.

- Bater o suco fresco de 2 limões com 5 folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1 laranja (qualquer uma).

Suco para prevenção do envelhecimento precoce e que favorece o intestino

Bater o suco fresco de 2 limões com 1 maça fuji inteira e 1 colher de semente de linhaça triturada.

Suco para melhorar a digestão e ajudar a emagrecer

Bater o suco fresco de 2 limões com 2 fatias grossas de abacaxi e 1 folha de couve crua.

Suco para ativar o sistema imunológico

Bater o suco fresco de 1 limão com casca, 1 colher de chá de gengibre ralado, 3 acerolas e 1 laranja lima.

Suco para acelerar o metabolismo

Bater o suco fresco de 1 limão com 1 colher de chá de canela em pó e ½ colher de sopa de mel de abelha.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Procure aqui

Abacate Abacateiro Abacaxi Abajeru Abisinto/Losna Abiu Abobora Abobrinha Abrotamo Abrunheiro Abuta Abutua Acacia Acacia-Falsa Açafrão Açafrão do Prado Açafrão-Verdadeiro Açaí Acanto Acapurana Acariçoba Acelga Acerola Aconito Açucena Adonis Agarico Branco Agave Agnocasto Agoniada Agrião Agrião da Lagoa Agrião do brejo Agrimonia Aguapé Aipo Ajowan Alamanda Alcachofra Alcaçuz Alcaparra Alcarávia Alecrim Alecrim do Campo Alface Alfafa Alfavaca Alfazema Algodão Alho alimentação Almeirão Ameixa Amendoas. Amendoim Amieiro Amor do Campo Amora Andiroba Angelica Angico Anis Anis estrelado Aperta Ruão Aquiléia Araçá Araticum Arnica Aroeira aromaticas Arroz Arruda Artemisia Artemísia Aspargo Assa Peixe Avelã Avenca Azeitona Babaco Babaçu Babosa Babosa (Aloe Vera) Bacupari Bacuri Baleeira Banana Barbatimão Bardana Baru Batata Batata de purga Batata doce Baunilha Beringela Betadine /ERVA ANDORINHA Betula Bilimbi Biribá Boldo do Chile Borragem Borrazeira-branca Brejauva Brocolis Buchinha do Norte Burirti Butiá Caapeba Cabaça Cabelo de Milho Cabeludinha Cabreuva Cacaueiro Cactus Café Caferana Caimito Cajazeiro Cajepute Caju Calabaça Calabura Calaminta Calamo Calamondim Calendula Calumba Cambará Cambucá Cambuí Camomila Cana Comum Cana de Açucar Cana de Macaco Cana do Brejo Canambaia Canela Canfora Canfora de Jardim Canhamo Capacete de Jupter Capim Cidrão Capim Limão Capim pé de galinha Capim Rosário Capim Santo Capitu Capuchinha Caqui Cará Caralluma Carambola Carapiá Cardo Mariano Cardo Santo Carnaúba Caroba Carobinha Carpineira Carqueja Amarga Carqueja Doce Carrapicho Carvalho-alvarinho Casca de Carvalho Casca Preciosa Cascara Sagrada Castanha da India Castanha do Pará Castanha Portuguesa Catinga de Mulata Catingueira Catuaba Cavalinha Cebola Cenoura Centaurea Centella Cerefólio Cerejeira Chá de Brugre Chá de Bugre Chá Preto Chá Verde Chapéu de Couro Chapéu de Napoleão Chicoria Choupo negro Chuchu Cimicifuga Cipó Azougue Cipó Cabeludo Cipó Cabloco Cipó Cravo Cipó Cruz Cipó Cruzeiro cipo de são joão Cipó Prata Cipó Suma Cipreste Coco Coentro Cogumelo Comigo-Ninguem-Pode Confrei conselhos uteis Copaiba Copo-de-Leite Cordão de Frade Coronha Couve Couve-flor Cravo da India Cubiu curativas Curcumã curiosidades Damiana Dente de Leão doenças Douradinha Embauba Endro Equinácea Erva Baleeira Erva Cidreira Erva de Bicho Erva de Passarinho Erva de Santa Maria Erva de São João Erva Doce Erva Picão Erva Tostão ervas ervas. Pega Pinto Escarola Espinafre Espinheira Santa estetica Eucalipto EUROPEIAS Fedegoso Feijão Feijão Azuki Fenogrego Figo Freixo Fruta pão frutas Frutas para diabetes Fucus Vesiculosus Funcho Garra do Diabo Genciana Gengibre Gergelim Gervão Roxo Ginkgo biloba Ginseng Goiaba grãos Grapefruit Graviola Guaçatonga Guaco Guaraná Hamamélis Hibisco Hipérico Hortelã Imburana de Cheiro Indicador de Ervas Medicinais Ingá Inhame Ipe Roxo Ipecacuanha Jaborandi Jabuticaba Jaca Jacatupe Jambo Jambolão Japecanga Jarrinha Jasmim Jatobá Jenipapo Jequitibá Juazeiro Jurema Preta Jurubeba Lacre Vismia Lágrimas de N.Srª Laranja legumes Limão Linhaça Lobélia Losna Lotus Louro Lúcia-lima Lupulo Maçã Macela Malva Mama Cadela Mamão Mamica de Cadela Mandioquinha Manga Mangabeira Manjericão Maracujá Marapuama Marcela Mate Maxixe Maxixe Peruano Medronheiro Medronho Melancia Melão Melão de São Caetano Melissa Menta Mentruz Mil Homens Milho Morango Mostarda Mulungu Mussambé Mutamba Nabo Nó de Cachorro Nogueira Nóz de Cola Noz-Moscada nutrição Oliveira Oregano Pacová Palma Christi Palmito Panacéia Papo de Peru para meditar Parietaria Pariparoba Parreira brava Pata-de-vaca Pau d'arco Pau Ferro Pau Pereira Pau Tenente Pedra-Ume-kaa Pepinos Pequizeiro Pera pilriteiro Pimenta Pimenta de macaco Pimentão Pinha Pinheiro manso Pistache Pitangueira Pitomba plantas toxicas Poaia Poejo Porangaba preparo Pulmonária Pulsatilla Quebra Pedra Quiabo Quina-Quina Quinua Quixabeira Rabanete Repolho Romã Rooibos Rosa Branca Rosa-rubra Rucula Ruibarbo sabal serrulata Sabugueiro Salgueiro-branco Salsa Salsaparrilha Salvia Samambaia Sapé Sapotí Sassafrás Segurelha Sene Sete Sangrias Sobreiro Soja Stevia Sucupira Tajá de Cobra Tamarillo ou tomate de árvore Tanchagem Tayuia Tilia Tomate Tomilho Ulmeiro Umbauba Unha de Gato Urtiga Urucum Uva Uva Ursi Valeriana Velame do campo Verbasco Verbena verduras Vetiver Vidoeiro Vitex Agnus-castus zedoaria Zimbro