quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Chicoria

Chicória

Chicorium intybus

Família

Compostas.

Sinônimo

Escarola, endívia.

Parte utilizada

Raiz e folhas. Principais constituintes: Chicorina (glucosídio), óleo essencial, inulina, tanino, matérias mucilaginosas, resinosas, pépticas, princípio amargo (intibina), insulina, lactocopicrina, ácido chicorésico, sal de potássio.

Propriedades

Colagogo, estomáquico, depurativo, diurético, laxativo.

Indicação

Usado nos embaraços digestivos e biliares, produzindo efeito diurético e laxativo, na insuficiência biliar, hepatismo, anemia, astenia, estimula o metabolismo, artrite. Raramente empregado como febrífugo.

Fonte: www.emedix.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Chicória

Considerações gerais

A chicória, botanicamente Cichorium indívia, L., pertencente às famílias das Compostas, é encontrada sob duas formas ou tipos: lisa, também conhecida por escarola e crespa. As chicórias do primeiro grupo são as mais apreciadas e entre elas destacam-se a “Lisa Imperial”, “Lisa da Batavia” e “Branca de coração cheio”.

Como principais representantes do segundo grupo encontramos a “Crespa de Ruffec” e a “Crespa de Meaux”. Ambos os tipos são consumidos sob a forma de saladas ou cozidos.

Plantio e adubação

A adubação mais aconselhável para os terrenos de cultivo desta cultura só pode ser recomendada após o exame da fertilidade do solo, contudo, quando a plantação for executada em solos de média fertilidade a seguinte adubação poderá satisfazer plenamente as exigências da cultura:

Esterco de curral bem curtido: 8 kg/m2
Adubo químico 10-10-10: 100g/m2

O espaçamento mais recomendado é de 30 x 30 cm.

A época de plantio mais aconselhável está condicionada à variedade que se vai cultivar, embora o cultivo possa ser executado o ano todo.

A chicória Lisa Imperial e a Crespa de Meaux produzem melhor de agosto a janeiro, nas condições do planalto paulista e a Crespa de Ruffec prefere os meses de março a junho.

A semeadura desta hortaliça é realizada da seguinte maneira: primeiramente, nos canteiros de semeação, procede-se a semeadura utilizando-se 4g/m2 de sementes.

Após ter transcorrido quatro a cinco semanas as plantinhas terão 4 a 6 folhas, momento do transplante para o local definitivo.

Tratos culturais

Rega-se abundantemente.

Para se conseguir chicórias de melhor apresentação, mais claras e tenras, recorre-se ao estiolamento, procedendo da seguinte forma: amarra-se um cordão ou material similar de modo a proteger o “coração” da planta dos raios solares e mantendo-se neste estado por uns 15 dias. As regas não deverão atingir o “coração” da planta.

Outros tratos culturais importantes são as irrigações freqüentes e em bom número de escarificações, mantendo o solo fofo, a fim de possibilitar à planta melhores condições de desenvolvimento.

Colheita

A colheita será realizada de 80 a 90 dias após a semeadura, com rendimento aproximado de 25 a 30 toneladas por hectare.

Fonte: www.criareplantar.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Chicória

Por que não chicória?

A chicória, também conhecida como escarola, é originária da Índia e pertence à família Asteracea, como a alface, alcachofra, e o almeirão. A chicória constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para usar em dietas de emagrecimento.

COMO COMPRAR

A chicória é produzida durante todo o ano, porém o produto colhido é de melhor qualidade e os preços são menores de julho a outubro. A chicória pode ter a folha lisa ou crespa. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, ou seja, brilhantes, firmes, sem áreas escuras e sem folhas murchas. As folhas externas são de cor verde mais escuro do que as folhas internas. Para escolher a chicória, não é preciso apertá-la entre os dedos, amassá-la ou quebrar as suas folhas. Deve-se selecioná-la com cuidado, pelo seu aspecto, evitando, por respeito aos outros consumidores, pegar em todas as unidades que estão à venda.

COMO CONSERVAR

A chicória perde qualidade rapidamente depois de colhida. Fora da geladeira pode ser mantida por 1 dia com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco. Em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas à medida que estas forem sendo consumidas por até 3 dias.

Depois de picada a chicória deve ser mantida em saco de plástico ou em vasilha de plástico tampada.

A chicória não deve ser congelada crua. Entretanto, pode ser congelada cozida. Após cozinhá-la, deve-se apertar bem as folhas para escorrer a água.

Depois, a chicória deve ser colocada dentro de um saco de plástico, do qual se retira o ar com uma bombinha de vácuo e em seguida, congelada.

COMO CONSUMIR

Na forma de saladas a chicória crua substitui a alface. Também pode ser consumida refogada, em omeletes, sopas e tortas. Deve-se preferencialmente adicionar a chicória quando o prato estiver quase pronto, para evitar seu cozimento excessivo. Quando a chicória for consumida crua, é fundamental lavar e higienizar as folhas antes de consumi-la para eliminar microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças sérias. Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em água filtrada com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 30 minutos. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Ao contrário do que muitos pensam, a solução de água sanitária ou com vinagre não retira os resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas.

DICAS

A chicória deve ser servida separada do molho da salada, porque assim o que sobrar pode ser guardado, servindo para outros pratos.

Os temperos indicados para a chicória são: alho, orégano, cebolinha, salsa, azeite de oliva, alho, pimenta, vinagre e limão.

Fonte: www.cnph.embrapa.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Chicória

Esta hortaliça limpa o fígado, estimula o baço e, é recomendada para os problemas de visão em geral. Além disso, a chicória fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa as funções do estômago, intestino e fígado. Ela estimula também o apetite.

A chicória ativa ainda a função biliar, quando a secreção da bile se mostra escassa, e atua como laxante contra preguiça funcional dos intestinos.

Deve ser comida de preferência crua, em saladas ou em suco, juntamente com cenoura, aipo e salsa, para melhor aproveitamento de seu valor nutritivo.

Seu período de safra é de agosto a novembro e janeiro.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Chicória

A (Cichorium endivia) é cultivada na região centro-sul do país e não forma cabeças: produz folhas soltas, que podem ser crespas ou lisas. Na Europa consideram-se geralmente duas hortaliças distintas: a chicória crespa (indivia) e a lisa (escarola).

Informações Nutricionais

As folhas da chicória destacam-se das demais hortaliças pelo seu elevado teor de potássio.

100 g contêm, em média:

Macrocomponentes Glicídios (g) 2
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 1

Vitaminas

Vitamina A1 (mg) 330
Vitamina B1 (mg) 70
Vitamina B2 (mg) 140
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 6

Minerais Sódio (mg) 105
Potássio (mg) 519
Cálcio (mg) 29
Fósforo (mg) 27
Ferro (mg) 1

Conteúdo energético (kcal) 20

Como Comprar

Dê preferência à chicória de folhas limpas, cor brilhante e sem picadas de insetos.

A chicória lisa (escarola) mais apreciada é a que atinge 20 a 22 cm de diâmetro (transversal e longitudinal).

Como Conservar

Guarde em geladeira, em sacos plásticos e sem lavar, por até 7 dias.

Como Consumir

É geralmente consumida crua, em saladas. Também é usada em pratos cozidos e assados.

Fonte: minas.ceasa.mg.gov.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Chicória

Nome Popular

Chicória, Chicorea, Escarola

Principais Substâncias

Vitamina A, cálcio, ferro, fósforo.

Nome Cientifico

Cichorium endivia

Utilidades

Adstringente, Fortificante para músculos, nervos e ossos. Ausência do fluxo menstrual. Anemia, Falta de Apetite, Artrite, Corrimento Vaginal, Disentiria, Doenças no Fígado, Hipocondria, Ictericia, Metrite, Problemas no Ovário, Vermes.

Forma de Uso

Refogada, Salada, Sucos.

Geralmente chama-se a chicória de escarola, no entanto a escarola é um tipo de chicoria, é a a Cichorium endivia var. Latifolia.

Fonte: www.useplanta.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Chicória

Chicória pertence à família das Asteraceae, e é nessa temporada de outono-inverno, o que foi encontrado no seu melhor ponto.

Existem diferentes variedades de chicória, que inclui folhas de chicória, cicorino pão e açúcar.

Sua composição é nada mais que água, e também fornece uma grande quantidade de carboidratos, provitamina A, vitamina B, B1, B2, ácido fólico e potássio.

Tal como para os minerais: magnésio, cálcio e menor quantidade de fibras. Aproveita-se a presença do popular intibina e lactulopicrina, substâncias que dão digestivo qualidades também apresenta taninos e ácido clorogênico; propondo capacidades antioxidantes.

Fonte: www.nutricion.pro

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Chicória

NOME EM LATIM: Chicorium intybus L.

FAMÍLIA: Compostas

OUTROS NOMES: Almeirão, chicória-brava, chicória-do-café.

HABITAT

Muito comum nas bermas dos caminhos, ribanceiras e terrenos secos. Própria das zonas temperadas da Europa e da América.

DESCRIÇÃO

Planta herbácea e vivaz, de caules rectos, que costumam atingir de 50 a 60 cm de altura. As flores são de uma bela cor azul, e as pétalas terminam em cinco finas pontas; fecham-se à noite, ou quando faz mau tempo. Todas as partes da planta, incluindo o seu látex, têm sabor amargo.

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

A chicória é um regalo para os olhos do caminhante. As bermas dos caminhos conservam, ainda durante uma boa parte do Verão, a refrescante cor azul-celeste das suas flores, contrastando com o tom palhete da paisagem. Não se trata, pois, de uma planta que possa passar despercebida, nem sequer a quem não a conheça. Parece sugerir ao caminhante: «Utiliza-me! Desfruta as minhas virtudes!».

A chicória é uma das plantas mais benéficas, já que as suas extraordinárias propriedades medicinais se adicionam à de proporcionar um agradável substituto do café. Nos tempos de escassez, na falta do dispendioso café, utilizava-se esta humilde planta, tida em pouca estima, talvez por ser tão abundante e barata.

A chicória – dizem alguns com nostalgia – tomava-se durante a guerra, quando não havia café.
É curioso que, neste caso, o substituto – a chicória – acabe por ser melhor do que o produto original – o café.

PROPRIEDADES E INDICAÇÕES

Conhecida desde o tempo dos Egípcios, e utilizada pelos seus faraós, esta planta foi qualificada pelo insigne Galeno como «amiga do fígado». Tanto as raízes como as folhas contêm inulina e levulose, glícidos que favorecem as funções do fígado. Mas a maior parte das suas propriedades medicinais devem-se aos princípios amargos que contém, os quais actuam estimulando todos os processos digestivos.

No estômago actua como eupéptica, aumentando a secreção dos sucos gástricos. Por isso, para as digestões pesadas, dá mais resultado uma chávena de chicória depois da refeição, do que uma colherzinha de bicarbonato. Além disso, tomada antes das refeições, é um poderoso aperitivo, que abre o apetite das crianças e dos adultos.

No fígado, favorece a secreção da bílis (acção colerética), necessária para a digestão das gorduras. Além disso, activa a circulação portal e descongestiona o fígado.

No intestino, activa os seus movimentos (acção laxante). Uma chávena de chicória pela manhã, em jejum, ajuda a vencer a preguiça intestinal e a prisão de ventre. Também tem uma certa acção vermífuga que ajuda a expulsar os vermes intestinais.

Por tudo isto, as indicações da chicória são: inapetência, atonia gástrica, digestões pesadas, dispepsia biliar devida a deficiente funcionamento da vesícula biliar, congestão hepática, hipertensão portal, prisão de ventre, parasitas intestinais (1,2,3).

A chicória possui ainda um suave efeito diurético e depurativo, pelo que se torna indicada nos casos de gota e artritismo (1,2,3).

PARTES UTILIZADAS

As folhas tenras e a raiz.

Fonte: www.saudelar.com

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procure aqui

Abacate Abacateiro Abacaxi Abajeru Abisinto/Losna Abiu Abobora Abobrinha Abrotamo Abrunheiro Abuta Abutua Acacia Acacia-Falsa Açafrão Açafrão do Prado Açafrão-Verdadeiro Açaí Acanto Acapurana Acariçoba Acelga Acerola Aconito Açucena Adonis Agarico Branco Agave Agnocasto Agoniada Agrião Agrião da Lagoa Agrião do brejo Agrimonia Aguapé Aipo Ajowan Alamanda Alcachofra Alcaçuz Alcaparra Alcarávia Alecrim Alecrim do Campo Alface Alfafa Alfavaca Alfazema Algodão Alho alimentação Almeirão Ameixa Amendoas. Amendoim Amieiro Amor do Campo Amora Andiroba Angelica Angico Anis Anis estrelado Aperta Ruão Aquiléia Araçá Araticum Arnica Aroeira aromaticas Arroz Arruda Artemisia Artemísia Aspargo Assa Peixe Avelã Avenca Azeitona Babaco Babaçu Babosa Babosa (Aloe Vera) Bacupari Bacuri Baleeira Banana Barbatimão Bardana Baru Batata Batata de purga Batata doce Baunilha Beringela Betadine /ERVA ANDORINHA Betula Bilimbi Biribá Boldo do Chile Borragem Borrazeira-branca Brejauva Brocolis Buchinha do Norte Burirti Butiá Caapeba Cabaça Cabelo de Milho Cabeludinha Cabreuva Cacaueiro Cactus Café Caferana Caimito Cajazeiro Cajepute Caju Calabaça Calabura Calaminta Calamo Calamondim Calendula Calumba Cambará Cambucá Cambuí Camomila Cana Comum Cana de Açucar Cana de Macaco Cana do Brejo Canambaia Canela Canfora Canfora de Jardim Canhamo Capacete de Jupter Capim Cidrão Capim Limão Capim pé de galinha Capim Rosário Capim Santo Capitu Capuchinha Caqui Cará Caralluma Carambola Carapiá Cardo Mariano Cardo Santo Carnaúba Caroba Carobinha Carpineira Carqueja Amarga Carqueja Doce Carrapicho Carvalho-alvarinho Casca de Carvalho Casca Preciosa Cascara Sagrada Castanha da India Castanha do Pará Castanha Portuguesa Catinga de Mulata Catingueira Catuaba Cavalinha Cebola Cenoura Centaurea Centella Cerefólio Cerejeira Chá de Brugre Chá de Bugre Chá Preto Chá Verde Chapéu de Couro Chapéu de Napoleão Chicoria Choupo negro Chuchu Cimicifuga Cipó Azougue Cipó Cabeludo Cipó Cabloco Cipó Cravo Cipó Cruz Cipó Cruzeiro cipo de são joão Cipó Prata Cipó Suma Cipreste Coco Coentro Cogumelo Comigo-Ninguem-Pode Confrei conselhos uteis Copaiba Copo-de-Leite Cordão de Frade Coronha Couve Couve-flor Cravo da India Cubiu curativas Curcumã curiosidades Damiana Dente de Leão doenças Douradinha Embauba Endro Equinácea Erva Baleeira Erva Cidreira Erva de Bicho Erva de Passarinho Erva de Santa Maria Erva de São João Erva Doce Erva Picão Erva Tostão ervas ervas. Pega Pinto Escarola Espinafre Espinheira Santa estetica Eucalipto EUROPEIAS Fedegoso Feijão Feijão Azuki Fenogrego Figo Freixo Fruta pão frutas Frutas para diabetes Fucus Vesiculosus Funcho Garra do Diabo Genciana Gengibre Gergelim Gervão Roxo Ginkgo biloba Ginseng Goiaba grãos Grapefruit Graviola Guaçatonga Guaco Guaraná Hamamélis Hibisco Hipérico Hortelã Imburana de Cheiro Indicador de Ervas Medicinais Ingá Inhame Ipe Roxo Ipecacuanha Jaborandi Jabuticaba Jaca Jacatupe Jambo Jambolão Japecanga Jarrinha Jasmim Jatobá Jenipapo Jequitibá Juazeiro Jurema Preta Jurubeba Lacre Vismia Lágrimas de N.Srª Laranja legumes Limão Linhaça Lobélia Losna Lotus Louro Lúcia-lima Lupulo Maçã Macela Malva Mama Cadela Mamão Mamica de Cadela Mandioquinha Manga Mangabeira Manjericão Maracujá Marapuama Marcela Mate Maxixe Maxixe Peruano Medronheiro Medronho Melancia Melão Melão de São Caetano Melissa Menta Mentruz Mil Homens Milho Morango Mostarda Mulungu Mussambé Mutamba Nabo Nó de Cachorro Nogueira Nóz de Cola Noz-Moscada nutrição Oliveira Oregano Pacová Palma Christi Palmito Panacéia Papo de Peru para meditar Parietaria Pariparoba Parreira brava Pata-de-vaca Pau d'arco Pau Ferro Pau Pereira Pau Tenente Pedra-Ume-kaa Pepinos Pequizeiro Pera pilriteiro Pimenta Pimenta de macaco Pimentão Pinha Pinheiro manso Pistache Pitangueira Pitomba plantas toxicas Poaia Poejo Porangaba preparo Pulmonária Pulsatilla Quebra Pedra Quiabo Quina-Quina Quinua Quixabeira Rabanete Repolho Romã Rooibos Rosa Branca Rosa-rubra Rucula Ruibarbo sabal serrulata Sabugueiro Salgueiro-branco Salsa Salsaparrilha Salvia Samambaia Sapé Sapotí Sassafrás Segurelha Sene Sete Sangrias Sobreiro Soja Stevia Sucupira Tajá de Cobra Tamarillo ou tomate de árvore Tanchagem Tayuia Tilia Tomate Tomilho Ulmeiro Umbauba Unha de Gato Urtiga Urucum Uva Uva Ursi Valeriana Velame do campo Verbasco Verbena verduras Vetiver Vidoeiro Vitex Agnus-castus zedoaria Zimbro