sábado, 5 de dezembro de 2009

Uva

A Uva é uma fruta que alimenta, desintoxica e regenera o sangue.
Rica em vitaminas, proteínas, sais minerais, hidratos de carbono e água, a uva atua na reconstituição do sangue, estimulando a formação de glóbulos vermelhos.
Reconstitui a glicemia, norma-lizando os estados de hipoglicemia sem os efeitos prejudiciais do açúcar.
Promove a diurese, eliminando as toxinas, principalmente as provocadas pela ação do açúcar branco, que é um acidificante do sangue. A uva também fortalece os rins e o coração.


Nome popular: UVA

Nome científico: Vitis vinifera L.

Parte usada: Sementes (óleo), folhas e frutos maduros na forma de sucos.

Propriedades terapêuticas: Anticarcinogênica, antitumoral, antioxidante, hepatoprotetora, vasoprotetora.

Princípios ativos Flavonóides (4-5 %), taninos, ácidos (tartárico, málico, succínico, cítrico, oxálico).

Indicações terapêuticas: Diminuir a quantidade de radicais livres de oxigênio.

Atividade antioxidante: a proantocianidina presente nos extratos de semente de uva diminuem a quantidade de radicais livres de oxigênio. Dosagens:

Extratos de sementes de uva têm sido usados em terapia preventiva em tratamentos com 150-600 mg diários, com doses de 50 mg


UVAS - A longevidade e a beleza estão no suco das uvas

Fonte: JORNAL ESSÊNCIA VITAL – EDIÇÃO 75 (Pág. 05 e 06) - 05/04/2002

Não é de hoje que a uva, seu suco e o vinho, seus derivados mais nobres, estão associados aos mais diversos rituais humanos, dos religiosos aos pagãos. Suculentos cachos do fruto e grandes jarros da bebida fermentada já embalavam as festas dionisíacas nas quais os romanos cultivavam suas paixões terrenas. Mas também serviram para estimular cultos imbuídos da mais genuína fé: conta a Bíblia que Deus, quando pôs fim ao Dilúvio, após ter inundado a terra por 40 noites e 40 dias para punir o homem por seus excessos e perversões, foi saudado por Noé com um gole de saboroso vinho.

Hoje, porém, os produtos da videira avançaram para além das mesas festivas. Estão "agitando" também as bancadas dos laboratórios científicos e a indústria da beleza. Tudo começou nos anos 60, quando pesquisadores, intrigados com a longevidade da população de algumas comunidades francesas que consumiam suco de uva e vinho habitualmente, resolveram investigar, gota a gota, seus efeitos sobre o organismo humano. Inicialmente, descobriram que as uvas traziam efeitos benéficos para a saúde, prevenindo problemas cardiovasculares.

Nos anos 90, um novo passo foi dado nos estudos com a descoberta, na uva, de uma molécula chamada resveratrol, capaz de inibir certos tipos de câncer, principalmente os de pele. Desde então, as fileiras dos que sempre apreciaram a uva foram engrossadas por um verdadeiro batalhão de novos adeptos, desta vez movidos pela reverência a estas descobertas científicas.

Mas as virtudes do fruto e da bebida ainda estavam longe de se esgotar. A última novidade veio à tona em meados dos anos 90, pelas mãos de Joseph Vercauteren, um engenhoso professor da Universidade de Bordeaux, na França. Ele identificou nas sementes da uva uma grande quantidade de polifenóis, substâncias capazes de combater os radicais livres que atacam o organismo, sendo, portanto, um poderoso auxiliar nos tratamentos contra o processo de envelhecimento humano.

Bastou tocar no tema da "vida longa" para que a uva penetrasse de vez em mais um domínio: o da indústria cosmética. Sua utilização em produtos de beleza vem sendo explorada sistematicamente, desde 1994, pela empresa Caudalíe, criada pelos proprietários da tradicional vinícola Smith Lafitte - produtora do vinho de mesmo nome - exclusivamente para abrigar cosméticos à base de uva. O sucesso dos produtos foi tão grande que os proprietários da casa Lafitte resolveram criar mais um novo conceito em tratamento de beleza, inaugurando, em 1996, o Spa Vinotherapie Caudalíe, em Bordeaux. Lá, os tratamentos com cremes são à base de uva.

Mas nossas amigas uvas nos ofertam muitos outros elementos além dos milagrosos resveratrol e polifenóis, tais como diversas vitaminas e sais minerais, constituindo-se assim uma rica e natural panacéia terapêutica. Agora leitor, enquanto você bebe do conhecimento contido nesta matéria nós vamos ali tomar um milagroso suquinho de uva e já já voltamos, ok?

.....................................................................

Estudos nos mais diversos centros de pesquisa no mundo têm revelado que o suco de uva orgânico traz enormes benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavanóides, aos quais se atribuem, por exemplo, os efeitos do suco e do vinho sobre o coração. Os flavanóides se mostram capazes de evitar a oxidação do mau colesterol, LDL ou lipoproteína de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

Em um estudo publicado em 1999 na revista Circulation, pesquisadores da University of Wisconsin Medical School em Madisom, pediram a 15 pacientes com sinais clínicos de doença cardiovascular, incluindo artérias entupidas, que bebessem diariamente um copo de suco de uva. Após 14 dias, os testes sangüíneos revelaram que a oxidação nesses pacientes estava significativamente reduzida. E imagens de ultrasonografia mostraram mudanças nas paredes das artérias, indicando que o sangue tinha fluido livremente.

A tradição atribui ao suco de uva orgânico as mais elogiosas expressões como: sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva.

O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia, da convalescença.

O açúcar natural do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva orgânico é estimulante das funções hepáticas, constituindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também, pela uva e folhas de parreira). Por ser alcalinizante (combate a acidez sangüínea) é indicado à pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo eliminando o ácido úrico causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Os sucos naturais contém nutrientes específicos não encontrados em alimentos cozidos e ajudam, de forma saborosa, a proporcionar uma energia fantástica.

O suco de uva orgânico é inclusive utilizado em dietas de desintoxicação pois:

- melhora o estado da maior parte dos doentes;
- regenera as células do fígado e dos rins;
- purifica o sangue;
- a ação laxativa poderosa, mas suave da uva, limpa os intestinos de suas fermentações putrefativas;
- é depurativo e renova o plasma do sangue.

Sua riqueza em vitaminas e sais minerais confere-lhe poder no combate a várias doenças, entre elas: anti-escorbútica, reumatismo, gota, artrite, hipertensão, prisão de ventre, anemia, hipercolesterolemia, depressão, eczema e hepatite.

Além disso, a uva é diurética, tônica, reconstituinte, ativadora das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, anti-inflamatória, calmante e adstringente. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia.

Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações gastrointestinais. Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações. Deve se tomar vários copos ao dia para fins terapêuticos.

Alguns estudos indicam uma baixa incidência de câncer nas regiões da França onde a monodieta da uva é feita uma vez por ano. Em casos de câncer, obesidade e/ou desintoxicação, recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia consome-se 1kg de uvas ou suco de uva. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos. Pode-se aumentar a quantidade até 3kg por dia distribuída em seis a oito refeições ao dia.

Para manter as artérias jovens, tome suco de uva orgânico diariamente. Pesquisas realizadas na Universidade da Flórida revelaram que as substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e, conseqüentemente, podem reduzir a pressão sanguínea.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso, as uvas contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isto significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva orgânico roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina.

POLIFENOL: a grande jóia da uva orgânica

"Tanto as sementes da uva vermelha quanto as da uva branca são ricas em polifenol", esclarece Carla Matos, farmacêutica da empresa Connexion, representante e distribuidora dos produtos Caudalíe no Brasil.

"Os estudos de Bordeaux comprovam a eficácia dos cremes e loções à base de uva no combate ao envelhecimento da pele", afirma Carla Matos. De acordo com a farmacêutica, é necessária uma tonelada de sementes de uva para se obter um quilo de pó de polifenol, "o produto com maior poder antioxidante que se conhece em dermatologia", sustenta. Ela informa que "o polifenol é dez mil vezes mais potente na neutralização dos radicais livres que a vitamina E e mais ativo no rejuvenescimento do que a vitamina C."

RESVERATROL

Algumas plantas reagem a organismos patogênicos, predadores, produzindo substâncias chamadas fitoalexínas. O Resveratrol é uma fitoalexína sintetizada por muitas plantas, e é encontrado, em grande escala, na casca da uva, como uma resposta à invasão por fungos. Muitos cientistas já publicaram trabalhos mostrando uma ligação entre o consumo de vinho tinto e a diminuição das doenças cardiovasculares - o chamado "French Paradox". A estrutura química do resveratrol é semelhante ao estrógeno sintético (DES). Cientistas acreditam que o resveratrol pode, tal como faz o DES, elevar a concentração de HDL sanguíneo - o bom colesterol - e inibir o agrupamento de plaquetas.

Testes realizados na Universidade de Wisconsin revelaram que os antioxidantes presentes nos sucos de uva orgânicos tem atividade anticoagulante, inibem a oxidação do colesterol LDL - mau colesterol - e dilatam os vasos sangüíneos.

O suco de uva orgânico deve ser consumido, de preferência, isoladamente, para que se aproveitem todas as suas qualidades nutritivas. Tomar pequenos goles, corretamente salivados, evitarão distúrbios digestivos. Além disso o efeito energético será maior.

Os principais constituintes do suco de uva são: água, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.

MINERAIS

O que eles podem fazer por você: São vitais para nossa saúde. Sem eles, o corpo não poderia manter um estado normal de saúde. Funcionam em parceria com as vitaminas, ajudando-as a chegar mais rápido nos lugares onde são necessárias. As vitaminas também fazem o mesmo pelos minerais. Eles protegem as células e fazem dentes e ossos fortes e pele saudável. Eles têm papel importante na pressão sangüínea, no funcionamento perfeito do coração, na recuperação de ferimentos, nas funções musculares, no equilibro dos fluídos, no sist. reprodutor e muito mais. A seguir, os principais minerais encontrados no suco de uva e suas descrições.

Potássio - O suco de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração. O potássio, juntamente como o sódio, regula a quantidade de água no organismo e transporta os nutrientes da corrente sangüínea para dentro da célula. Excesso de açúcar, diuréticos, laxativos, sal, álcool e estresse podem tornar este precioso mineral deficitário.

Ferro - O ferro é essencial à vida. Produz hemoglobina, mioglobina e certas enzimas. O ferro ajuda no crescimento, previne a fadiga e defende o organismo contra doenças. O ferro é o mineral que ajuda a vitamina B a ser melhor aproveitada pelo organismo.

Magnésio - O magnésio, conhecido como o mineral "anti-estresse", tem a propriedade de relaxar nervos e músculos. Ele converte o açúcar do sangue em energia. Este mineral auxilia nosso organismo a aproveitar a vitamina C, o cálcio, o fósforo, o sódio e o potássio de maneira eficiente. O magnésio ajuda a manter dentes sadios e dá alívio temporário à indigestão.

Cálcio - Este mineral é vital a nossa saúde. A falta de cálcio pode causar a redução da estrutura, perda de dentes, dor nas costas, ossos porosos sujeitos a fraturas, agitação, depressão, hipertensão, insônia e palpitações. O cálcio mantém os dentes fortes e ajuda o corpo a utilizar o ferro. O estresse, a falta de exercícios, os antibióticos, as aspirinas, os óleos minerais, o açúcar branco (principalmente), o excesso de consumo de gorduras, além de outros fatores, podem causar a deficiência de cálcio no organismo.

Manganês - Ajuda a nutrir o sist. nervoso, o cérebro e a regular as funções musculares, é importante para o metabolismo de proteínas e lipídeos, à saúde dos nervos, do sist. imunológico e normalização do nível de açúcar no sangue.

Cobre - Converte o ferro em hemoglobina e é essencial ao aproveitamento da vitamina C pelo organismo, melhora as respostas imunológicas, a resistência ao estresse e às doenças de caráter crônico e/ou degenerativas.

Fósforo - É o segundo mineral mais importante do corpo, e está relacionado com o desenvolvimento do esqueleto, dos dentes, das funções renais, nervos e características genéticas. É importante para a regularidade do coração e funções neuronais no cérebro.

Zinco - Ele é, por assim dizer, "a centelha da vida". Auxilia na formação da insulina secretada pelo pâncreas. Exerce efeito normalizador sobre a próstata e é importante no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.

Sódio - Regula e mantém o equilíbrio hídrico no organismo. É fator importante na transmissão dos impulsos nervosos e relaxamento muscular. O sódio também é requerido para a absorção de glicose.

Lítio - Auxilia na produção de hormônios naturais gerando equilíbrio e combatendo depressões.

VITAMINAS

As vitaminas são substâncias indispensáveis ao metabolismo celular. O suco de uva é rico em vitaminas, dentre elas A, B1, B2, B3, B6, C, ácido pantotênico (vit. 5) e ácido fólico (vit. B9).

Vitamina A - É necessária à boa visão, poderoso antioxidante, previne doenças cardíacas, câncer de mama, pulmão, próstata e cólon. Torna a pele, dentes, cabelos e unhas saudáveis.

Tiamina (vit. B1) - Transforma carboidratos em energia e é conhecida como, "a vitamina do humor", em razão de seus efeitos benéficos no sistema nervoso e atitude mental positiva. Ela ajuda na digestão e crescimento. Sua deficiência está associada à fadiga precoce, perda de apetite, irritabilidade e falta de concentração.

Riboflavina (vit. B2) - Estimula o crescimento, ajuda a manter a pele, unhas e cabelos viçosos, importante para o trabalho muscular e benéfica para a visão.

Niacina (vit. B3) - Atua na digestão e alivia as perturbações gastrointestinais. Previne e alivia enxaqueca. Melhora a circulação e reduz a pressão alta. Reduz o colesterol e triglicerídeos. Propicia uma pele de aspecto mais saudável.

Piridoxina (vit. B6) - Além de importante para o sistema nervoso, atua no metabolismo proteico, favorecendo a formação de proteína muscular. Sua deficiência está associada à anemia, distúrbios nervosos e fraqueza muscular.

Ácido Pantotênico (vit. B5) - Protege as membranas contra infecções, é essencial para a produção de anticorpos, ajuda a síntese de colesterol e, ainda mantém a flora intestinal em bom estado.

Ácido Fólico (vit. B9) - É necessário para síntese de hemáceas saudáveis, prevenindo a anemia. O organismo precisa do ácido fólico para o processo de recuperação de doenças e no funcionamento perfeito do trato intestinal.

Ácido Ascórbico (vit. C) - A vitamina C ou "vitamina protetora", é essencial na proteção e formação das células. Ela ajuda o organismo a resistir a infecções. É importante na recuperação de doenças, necessária na formação de dentes e gengivas fortes. Contribui para a absorção de ferro, oferece proteção contra agentes cancerígenos e ajuda na prevenção do resfriado. Reduz a pressão arterial.

AMINOÁCIDOS

Os aminoácidos são elos da corrente de proteínas. São essenciais à saúde porque ajudam a formar, recuperar, renovar e prover fontes de energia.

Se algum aminoácido essencial está deficitário ou ausente, todos os outros vão se tornar deficientes e deverão ser repostos através de alimentação e complementos. A seguir, relacionamos os principais aminoácidos encontrados no suco de uva orgânico.

Ácido Glutâmico - Acredita-se que a metade da composição de aminoácidos do cérebro é composta de ácido glutâmico, "o combustível do cérebro".

Alanina - Mantém constantes os níveis de glicose no sangue. É indicada nos casos de hipoglicemia. Importante no aumento dos linfócitos e na imunidade. Desempenha papel significativo na prevenção de cálculos renais.

Arginina - Melhora o sist. imunológico, aumenta a espermatogênese, melhora a fadiga física e mental, promove a baixa do colesterol, inibidora do câncer e tem ação antiesclerótica.

L-Glutamina - Melhora o comportamento de doenças psiquiátricas, a capacidade de aprendizagem e de memorização e é usada no tratamento de úlceras gástricas. Importante no trato do alcoolismo, fadiga e compulsão por doces.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procure aqui

Abacate Abacateiro Abacaxi Abajeru Abisinto/Losna Abiu Abobora Abobrinha Abrotamo Abrunheiro Abuta Abutua Acacia Acacia-Falsa Açafrão Açafrão do Prado Açafrão-Verdadeiro Açaí Acanto Acapurana Acariçoba Acelga Acerola Aconito Açucena Adonis Agarico Branco Agave Agnocasto Agoniada Agrião Agrião da Lagoa Agrião do brejo Agrimonia Aguapé Aipo Ajowan Alamanda Alcachofra Alcaçuz Alcaparra Alcarávia Alecrim Alecrim do Campo Alface Alfafa Alfavaca Alfazema Algodão Alho alimentação Almeirão Ameixa Amendoas. Amendoim Amieiro Amor do Campo Amora Andiroba Angelica Angico Anis Anis estrelado Aperta Ruão Aquiléia Araçá Araticum Arnica Aroeira aromaticas Arroz Arruda Artemisia Artemísia Aspargo Assa Peixe Avelã Avenca Azeitona Babaco Babaçu Babosa Babosa (Aloe Vera) Bacupari Bacuri Baleeira Banana Barbatimão Bardana Baru Batata Batata de purga Batata doce Baunilha Beringela Betadine /ERVA ANDORINHA Betula Bilimbi Biribá Boldo do Chile Borragem Borrazeira-branca Brejauva Brocolis Buchinha do Norte Burirti Butiá Caapeba Cabaça Cabelo de Milho Cabeludinha Cabreuva Cacaueiro Cactus Café Caferana Caimito Cajazeiro Cajepute Caju Calabaça Calabura Calaminta Calamo Calamondim Calendula Calumba Cambará Cambucá Cambuí Camomila Cana Comum Cana de Açucar Cana de Macaco Cana do Brejo Canambaia Canela Canfora Canfora de Jardim Canhamo Capacete de Jupter Capim Cidrão Capim Limão Capim pé de galinha Capim Rosário Capim Santo Capitu Capuchinha Caqui Cará Caralluma Carambola Carapiá Cardo Mariano Cardo Santo Carnaúba Caroba Carobinha Carpineira Carqueja Amarga Carqueja Doce Carrapicho Carvalho-alvarinho Casca de Carvalho Casca Preciosa Cascara Sagrada Castanha da India Castanha do Pará Castanha Portuguesa Catinga de Mulata Catingueira Catuaba Cavalinha Cebola Cenoura Centaurea Centella Cerefólio Cerejeira Chá de Brugre Chá de Bugre Chá Preto Chá Verde Chapéu de Couro Chapéu de Napoleão Chicoria Choupo negro Chuchu Cimicifuga Cipó Azougue Cipó Cabeludo Cipó Cabloco Cipó Cravo Cipó Cruz Cipó Cruzeiro cipo de são joão Cipó Prata Cipó Suma Cipreste Coco Coentro Cogumelo Comigo-Ninguem-Pode Confrei conselhos uteis Copaiba Copo-de-Leite Cordão de Frade Coronha Couve Couve-flor Cravo da India Cubiu curativas Curcumã curiosidades Damiana Dente de Leão doenças Douradinha Embauba Endro Equinácea Erva Baleeira Erva Cidreira Erva de Bicho Erva de Passarinho Erva de Santa Maria Erva de São João Erva Doce Erva Picão Erva Tostão ervas ervas. Pega Pinto Escarola Espinafre Espinheira Santa estetica Eucalipto EUROPEIAS Fedegoso Feijão Feijão Azuki Fenogrego Figo Freixo Fruta pão frutas Frutas para diabetes Fucus Vesiculosus Funcho Garra do Diabo Genciana Gengibre Gergelim Gervão Roxo Ginkgo biloba Ginseng Goiaba grãos Grapefruit Graviola Guaçatonga Guaco Guaraná Hamamélis Hibisco Hipérico Hortelã Imburana de Cheiro Indicador de Ervas Medicinais Ingá Inhame Ipe Roxo Ipecacuanha Jaborandi Jabuticaba Jaca Jacatupe Jambo Jambolão Japecanga Jarrinha Jasmim Jatobá Jenipapo Jequitibá Juazeiro Jurema Preta Jurubeba Lacre Vismia Lágrimas de N.Srª Laranja legumes Limão Linhaça Lobélia Losna Lotus Louro Lúcia-lima Lupulo Maçã Macela Malva Mama Cadela Mamão Mamica de Cadela Mandioquinha Manga Mangabeira Manjericão Maracujá Marapuama Marcela Mate Maxixe Maxixe Peruano Medronheiro Medronho Melancia Melão Melão de São Caetano Melissa Menta Mentruz Mil Homens Milho Morango Mostarda Mulungu Mussambé Mutamba Nabo Nó de Cachorro Nogueira Nóz de Cola Noz-Moscada nutrição Oliveira Oregano Pacová Palma Christi Palmito Panacéia Papo de Peru para meditar Parietaria Pariparoba Parreira brava Pata-de-vaca Pau d'arco Pau Ferro Pau Pereira Pau Tenente Pedra-Ume-kaa Pepinos Pequizeiro Pera pilriteiro Pimenta Pimenta de macaco Pimentão Pinha Pinheiro manso Pistache Pitangueira Pitomba plantas toxicas Poaia Poejo Porangaba preparo Pulmonária Pulsatilla Quebra Pedra Quiabo Quina-Quina Quinua Quixabeira Rabanete Repolho Romã Rooibos Rosa Branca Rosa-rubra Rucula Ruibarbo sabal serrulata Sabugueiro Salgueiro-branco Salsa Salsaparrilha Salvia Samambaia Sapé Sapotí Sassafrás Segurelha Sene Sete Sangrias Sobreiro Soja Stevia Sucupira Tajá de Cobra Tamarillo ou tomate de árvore Tanchagem Tayuia Tilia Tomate Tomilho Ulmeiro Umbauba Unha de Gato Urtiga Urucum Uva Uva Ursi Valeriana Velame do campo Verbasco Verbena verduras Vetiver Vidoeiro Vitex Agnus-castus zedoaria Zimbro