Cipó-de-são-joão
Família:
Bignoniaceae
Nome científico:
Pyrostegia venusta
Nomes Populares:
cipó-de-são-joão, flor-de-são-joão, cipó-de-fogo, cipó-de-lagartixa, cipó-de-lagarto
Descrição Morfológica:
Trepadeira semi-lenhosa muito vigorosa e de ramagem densa. Suas folhas são compostas trifolioladas e apresenta gavinhas.
Pyrostegia venusta
C.T.Blum/Sociedade Chauá
Flores e Frutos:
Inflorescências numerosas, densas, com flores tubulares e longas, alaranjadas, claras ou escuras. Também ocorre uma variedade mais rara, de flores amarelas. A floração ocorre nos meses de inverno e os frutos amadurecem na primavera.
Características Ecológicas:
Heliófila muito rústica, pouco exigente quanto às condições físicas do solo, sendo freqüente em solos pobres e arenosos. Ocorre em áreas campestres e bordas de florestas.
Ocorrência Natural:
Desde os estados do nordeste até o Rio Grande do Sul, inclusive no centro-oeste do Brasil. No Paraná ocorre nos campos naturais (Estepe Gramíneo-lenhosa), no cerrado (Savana) e na região das Florestas Ombrófila Mista e Estacional Semidecidual.
Usos:
Muito ornamental devido ao seu florescimento abundante, indicada para a formação de caramanchões, forrações e cobertura de muros e barrancos. Suas flores podem ser coletadas e usadas em arranjos e buquês.
Aspectos de Cultivo:
As sementes têm viabilidade de armazenamento curta, devendo ser semeadas logo que colhidas. Também pode ser propagada através de estacas, que enraízam com facilidade após 30 a 60 dias. As mudas podem ser plantadas no campo após cerca de 03 meses e seu desenvolvimento é rápido.
Bibliografia de apoio:
“Plantas Ornamentais no Brasil” (LORENZI & SOUZA, 1999).
Grupos:
Campos Naturais (Estepe Gramíneo-Lenhosa)
Cerrados (Savana)
Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista)
Floresta Seca do Rio Paraná (Floresta Estacional Semidecidual)
Ornamentais
Sem comentários:
Enviar um comentário