A cipreste, também conhecida como cipreste italiana, cipreste do mediterrâneo ou simplesmente cipreste comum, é uma árvore com origem na parte sul do continente europeu e sudoeste do continente asiático. Podendo chegar a cerca de 45 metros, tendo um rápido crescimento de aproximadamente 2 metros por ano, mesmo quando cultivada em vasos, a cipreste possui folhagem resistente e uma vida longa, há relatos de que algumas ciprestes chegam a mil anos.
Além de ser considerada sagrada para diversos povos, esta árvore se trata de uma planta medicinal, com indicações para quem possui problemas circulatórios ou de retenção de líquidos.
A cipreste possui ainda diversas
propriedades medicinais como antisséptica, adstringente – que limpa e descontamina – restauradora, calmante,
diurética e desodorante. Além dessas propriedades ela também é indicada para inúmeros problemas como os presentes na lista abaixo:
- Ansiedade
- Asma
- Bronquite
- Cãibra
- Cólicas Menstruais
- Diarreia
- Febre
- Fraqueza
- Gripe
- Hemorragia
- Hemorroida
- Hérnia
- Infecção Urinária
- Insônia
- Laringite
- Menstruação Excessiva
- Pressão Baixa
- Tosse
- Varizes
As propriedades da cipreste podem ser aproveitadas de diversas formas como, em hidratantes, por inalação e através de compressas. Contudo é bastante comum o consumo do chá de cipreste, dos problemas acima ele é indicado para o sistema circulatório – varizes, celulites e hemorroidas -, sistema digestivo – dores de barriga e diarreia -, equilíbrio do sistema hormonal além de aliviar o cansaço nos pés e diminuir o suor nos mesmos.
Receita do chá de cipreste
A cipreste é comercializada em farmácias e lojas de produtos naturais, e a receita do seu chá é bastante simples. Basta adicionar a quantidade de duas colheres da erva para cada litro de água, leve a mistura ao fogo e aguarde até que comece a ferver. Após este ponto, tampe o chá e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Depois deste período basta coar para tirar o excesso da erva e beber a uma temperatura agradável.
Adoce a gosto, mas cuidado para não colocar açúcar demais e prejudicar as propriedades da planta.
Contraindicações
Como as demais plantas, a cipreste, quando usada esporadicamente, uma vez ou outra, não apresenta contraindicações, mas quando esta é usada para fins medicinais precisa de indicação ou acompanhamento médico adequado. Nada de começar um tratamento por conta própria, pois cada um possui organismo e problema diferentes e precisará de uma dose distinta da erva.
Sem comentários:
Enviar um comentário