sábado, 12 de dezembro de 2009

Repolho

Repolho (Brassica oleracea L. var. capitata L.)

Hortaliça anual da família Brassicaceae, tem como região de origem a Costa Norte Mediterrânica, Ásia Menor e Costa Ocidental Européia. Em sua forma selvagem, o repolho era utilizado pelos egípcios, sendo que o seu uso generalizou-se com as invasões arianas entre 2000 e 2500 antes de Cristo. Por ser considerado uma fina iguaria pelos gregos e romanos, era cultivado em suas diversas formas. Acredita-se que o repolho tenha sido introduzido na Europa pelos celtas no século IX. Na América, o repolho foi trazido pelos conquistadores europeus por volta do século XV.

Planta de repolho
Planta de repolho

A planta de repolho é herbácea, formada por inúmeras folhas que se imbricam, dando origem a uma "cabeça", que constitui a parte comestível da planta.

Taxonomicamente, existem duas espécies de repolho, o repolho liso (B. oleracea L. var. capitata L.), de maior expressão comercial no Brasil, e o repolho crespo (B. oleracea L. var. sabauda Martens). Os repolhos são classificados segundo a forma e a cor da cabeça. As formas da cabeça do repolho são: achatada (forma comercial predominante no Brasil, Figura 1), pontuda (Figura 2), redonda, oval e elíptica. Quanto à cor, a cabeça pode ser verde (branca) ou roxo (Figura 3).

Cultivar de repolho Coração de Boi
Cultivar de repolho Coração de Boi

Planta de repolho roxo
Planta de repolho roxo

Cultivares

Verde:Híbridos Astrus e Astrus Plus (Seminis), Avante (Clause), Fuyutoyo (Sakata), Green Valley (Rogers), Kenzan (Kyowa), Matsukaze (Sakata), Midori (Tokita), Satohikari (Takii), Scorpion (Seminis), Seisho (Kyowa), Shinsei (Tohoku), Shutoku (Takii), Soochu (Takii) e variedades Chato de Brunswick (Ohlsens-Enke) e Chato de Quintal (Horticeres, Ohlsens-Enke), Coração de Boi (Ohlsens-Enke), Louco de Verão (Horticeres); roxo: Híbridos Ruby Perfection (Takii), Red Rookie (Sakata) e Ruby Ball (Takii)

Época de plantio

Pode ser plantado o ano todo, de acordo com as exigências climáticas de cada cultivar ou híbrido.

Espaçamento

0,8 a 1,0 m x 0,4 a 0,5 m.

Sementes necessárias

200 g/ha

Controle da erosão

Curvas de nível, patamares, terraços e canteiros em nível.

Calagem

Aplicar calcário para elevar a saturação por bases do solo a 80%, e o teor de magnésio do solo a um mínimo de 9 mmolc/dm³.

Adubação orgânica

Aplicar de 40 a 60 t/ha de esterco de curral curtido ou a quarta parte dessa quantidade de esterco de galinha.

Adubação mineral de plantio

Aplicar 60 kg/ha de N, 200 a 600 kg/ha de P2O5 e 120 a 240 kg/ha de K2O, conforme análise de solo. Acrescentar 3 a 4 kg/ha de B, conforme a análise de solo, juntamente com o NPK, no plantio. Aplicar ainda, 30 a 60 kg/ha de S.

Adubação de cobertura

Aplicar 150 a 200 kg/ha de N e 60 a 120 kg/ha de K2O, parcelando em 4 vezes, aos 15, 30, 45 e 60 dias após o transplante.

Adubação foliar

Pulverizar as folhas por 3 vezes, durante o ciclo, utilizando 10 g de ácido bórico em 10 litros de água (acrescentar espalhante adesivo). Aplicar ainda, em pulverização, quinze dias após o transplante das mudas, 5 g de molibdato de sódio (ou de amônio) por 10 litros de água (acrescentar espalhante adesivo).

Irrigação

Por aspersão ou localizada, de acordo com as necessidades.

Outros tratos culturais

Capinas e escarificações

Principais pragas

Pulgão, lagarta-rosca, curuquerê, vaquinha, cigarrinha, tesourinha. Princípios ativos registrados para controle no Estado de São Paulo em 03/05/2005: acephate, Bacillus thuringiensis, carbaryl, carbofuran, chlorpyrifos, clorfenapir, clorfluazuron, cypermethrin, deltamethrin, diafentiuron, dimethoate, fenitrothion, fenpropathrin, imidacloprid, lufenuron, malathion, methamidophós, methomyl, naled, parathion methyl, permethrin, pirimicarb, piriproxifen, profenofós, teflubenzuron, thiamethoxam, triazophos, e triclorfon.

Principais doenças

Podridão-negra, hérnia, esclerotínia, míldio, mofo-cinzento, mancha-preta. Princípios ativos registrados para controle no Estado de São Paulo em 03/05/2005: captan, enxofre, mancozeb, oxidoreto de cobre, pencycurem.

Colheita

3 a 5 meses após a semeadura. A firmeza da cabeça é a característica usual para determinar o ponto de colheita. No ponto de colheita, as folhas de cobertura começam a enrolar-se levemente para trás, expondo as internas, mais claras.

Repolho
Área de repolho quase no ponto de colheita

Produtividade normal

30 a 60 t/ha de cabeças.

Rotação

Adubos verdes, cereais, feijão-vagem, quiabo e berinjela.

Observação

Não fazer pulverizações com inseticidas durante a formação de cabeças.

Fonte: www.iac.sp.gov.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~

Repolho

Uma tradição milenar

O repolho é uma hortaliça de cabeça formada pela sobreposição de folhas. Destaca-se como fonte de vitamina C. Também fornece vitaminas B1, B2, E e K, além de sais minerais, sobretudo cálcio e fósforo. É uma das hortaliças de uso mais antigo, desde cerca de 2000 anos antes de Cristo. É originária da Europa Mediterrânea e Ásia Menor.

O repolho é uma Brássicacea, assim como a couve, o brócolis, a couve-flor, a couve-chinesa e o rabanete.

COMO COMPRAR

Dependendo da cultivar, a batata-doce pode ter a pele branca, creme, amarela, rosada, avermelhada ou roxa. A polpa pode ser branca, creme, amarela, rosada, roxa ou branca com manchas roxas. Uma mesma variedade pode ter a pele e a polpa de cores diferentes. Raízes de polpa creme, amarela ou roxa são mais ricas em vitamina A do que as raízes de polpa branca. Ao comprar batata-doce, deve-se evitar raízes com início de brotação, pois duram menos e perdem o valor nutritivo. Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Neste caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.

COMO CONSERVAR

Quando mantido em condição ambiente, conserva-se por menos de uma semana, murchando primeiramente as folhas externas. Sob refrigeração pode ser mantido por várias semanas, desde que colocado dentro de sacos de plástico. Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.

COMO CONSUMIR

O repolho pode ser consumido cru em saladas, cozido em água ou leite ou fermentado (chucrute). Quando consumidas cruas, as folhas devem ser lavadas uma por uma em água corrente e deixadas de molho em solução de água sanitária por 30 minutos, na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada. Em seguida, devem ser enxaguadas com água filtrada. Este procedimento é importante para eliminar grande parte dos microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças. A água sanitária ou o vinagre, não remove resíduos de agrotóxicos.

O repolho deve ser cozido somente pelo tempo suficiente para tornar as folhas macias. Com tempo de cozimento prolongado, ocorrem alterações da cor, do sabor e das propriedades nutritivas. Deve-se cozinhar preferencialmente no vapor. Para descongelar, coloque-o em água fervente ou diretamente ao fogo durante o preparo do prato.
DICAS

n As folhas internas do repolho são mais ricas em vitamina C do que as folhas externas. n O cheiro desagradável do repolho pode ser eliminando quando se cozinha as folhas em panela destampada. n Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre para evitar que as folhas fiquem azuladas.

Fonte: www.cnph.embrapa..br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Repolho

Esta hortaliça é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

A vitamina A é indispensável à boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos dentes e, evita infecções.

A vitamina C, por sua vez, é necessária ao desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.

O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado.

Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.

E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.

Ao comprar repolho inteiro dê preferência ao que estiver bem pesado e firme. Sua parte central externa (cabo) deve ser firme e clara, pois estando mole e escura indica que o repolho está velho. Caso se queira comprar cortado em tirinhas, deve-se preferir o que for cortado na hora, para que se possa verificar sua qualidade.

Quando o repolho não for utilizado totalmente, deve-se retirar apenas as folhas superiores, evitando-se cortá-lo ao meio, o que faz com que se estrague mais depressa.

Qualquer tipo de repolho (branco ou roxo) combina bem com cebola, cenoura, pepino e pimentão cortados em quadradinhos e temperados a gosto, acompanhando carnes.

O repolho pode ser conservado em geladeira por 15 dias e seu período de safra é de setembro a abril.

Fonte: saudealternativa.org

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Repolho

O repolho é recomendado contra anemia e desnutrição. O chá de suas folhas faz bem ao estômago. Além de acelerar o metabolismo do estrogênio, acredita-se que ele ajuda a deter o câncer de mama e a suprimir o crescimento de pólipos — um prelúdio para o câncer de cólon.

Em pequenas quantidades, o repolho é bom para tratamentos de úlceras. Essa hortaliça possui poderes antibacterianos, anticancerígenos, antioxidantes e antivirais.

Em cataplasmas, as folhas são boas contra feridas, inflamações, hemorróidas e reumatismo.

O suco, friccionado duas vezes por dia no couro cabeludo, estimula o crescimento dos cabelos.

Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado.

O repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.

Se ingerido em excesso, o repolho pode causar flatulências em algumas pessoas.

Fonte: belezaesaude.dae.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Repolho

Vegetal que pertence à mesma farríflia da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto. Há basicamente três variedades de repolho: o repolho branco, mais comum, o repolho-verde ou repolho-crespo e o repolho-roxo. Os três tipos podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da macia à bem dura. 0 repolho pode ser consumido cru ou cozido em saladas, refogado, ensopados e cozidos.

O repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importantes para a boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A e do complexo 13. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal é comido cru.

O repolho é fácil de ser encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, sendo vendido por peça ou por peso. Ao escolher, prefira o que for bem pesado e firme. As folhas devem estar viçosas, rijas e sem rasgos ou marcas de insetos. Além disso, o talo deve ser compacto e claro, pois estando mole e escuro indica um repolho já velho. Para calcular a quantidade a comprar, leve em conta que um repolho pequeno (com cerca de 300 g) dá para duas pessoas. Em geral, 100 g do peso total do repolho não são aproveitados.

O repolho é uma verdura bastante resistente e pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias. Antes de guardar, retire as folhas de fora se estiverem murchas ou rasgadas. Se o repolho não for usado de uma só vez, tente não cortá-lo ao meio, mas sim em fatias. 0 que sobrar deve ser guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira, onde se conserva por até 3 dias. Depois de uma preparação especial o repolho pode ser congelado.

Fonte: www.hortifrutigranjeiros.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Repolho

Esta hortaliça crua é uma ótima fonte de vitaminas A e C.

A vitamina A é indispensável à boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos dentes e, evita infecções.

A vitamina C, por sua vez, é necessária ao desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.

O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.

E o repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.

Ao comprar repolho inteiro dê preferência ao que estiver bem pesado e firme. Sua parte central externa (cabo) deve ser firme e clara, pois estando mole e escura indica que o repolho está velho. Caso se queira comprar cortado em tirinhas, deve-se preferir o que for cortado na hora, para que se possa verificar sua qualidade.

Quando o repolho não for utilizado totalmente, deve-se retirar apenas as folhas superiores, evitando-se cortá-lo ao meio, o que faz com que se estrague mais depressa.

Qualquer tipo de repolho (branco ou roxo) combina bem com cebola, cenoura, pepino e pimentão cortados em quadradinhos e temperados a gosto, acompanhando carnes.

O repolho pode ser conservado em geladeira por 15 dias e seu período de safra é de setembro a abril.

Cem gramas de repolho cru, branco ou roxo, fornecem 28 calorias.

Fonte: www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Repolho

Vegetal que pertence à mesma farríflia da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto. Há basicamente três variedades de repolho: o repolho branco, mais comum, o repolho-verde ou repolho-crespo e o repolho-roxo. Os três tipos podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da macia à bem dura.

O repolho pode ser consumido cru ou cozido em saladas, refogado, ensopados e cozidos.

O repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importantes para a boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A e do complexo 13. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal é comido cru.

Repolho

O repolho é fácil de ser encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, sendo vendido por peça ou por peso. Ao escolher, prefira o que for bem pesado e firme. As folhas devem estar viçosas, rijas e sem rasgos ou marcas de insetos. Além disso, o talo deve ser compacto e claro, pois estando mole e escuro indica um repolho já velho. Para calcular a quantidade a comprar, leve em conta que um repolho pequeno (com cerca de 300 g) dá para duas pessoas. Em geral, 100 g do peso total do repolho não são aproveitados.

O repolho é uma verdura bastante resistente e pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias. Antes de guardar, retire as folhas de fora se estiverem murchas ou rasgadas. Se o repolho não for usado de uma só vez, tente não cortá-lo ao meio, mas sim em fatias. 0 que sobrar deve ser guardado em saco plástico e colocado na gaveta da geladeira, onde se conserva por até 3 dias. Depois de uma preparação especial o repolho pode ser congelado.

Fonte: www.horti.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Valores Nutricionais

Porção: 100 g
Kcal: 25
Carboidrato: 5,44
Proteína: 1,45
Gordura: 30,270,90
Fibras: 0
Colesterol: 2,03

Repolho

O repolho silvestre original, é nativo da Costa do Mediterrâneo Norte, Asiático e Inglaterra Meridional. Repolhos eram conhecidos e cultivados pelos Romanos, eles o chamavam de caulis, literalmente o caule da planta,. Caulis eventualmente tornou-se cole ou o escocês Kale.

Valor Nutricional

Repolhos, possuem quantidades boas de caroteno e vitamina C.

O alto teor de vitamina B6 contribue para o bom funcionamento do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Devido a presença de fibras contribue para o bom funcionamento intestinal. Possuem valor calórico baixo.

Fonte: www.rgnutri.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~

Repolho

Originário da Europa e da Ásia Ocidental e conhecido pelo homem há cerca de 5000 anos, o repolho (Brassica oleracea) é uma hortaliça de enorme aceitação no mercado da região centro-sul do país. A planta apresenta folhas formadas por limbo arredondado e grande, com pecíolo curto e bem destacado. Há uma nítida superposição das folhas centrais, formando-se uma “cabeça”, muito compacta. O aspecto é variável: redondo, achatado, cônico, branco ou roxo, liso ou crespo.

Informações Nutricionais

100 g contêm, em média:

Macrocomponentes Glicídios (g) 4
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 3
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 15
Vitamina B1 (mg) 50
Vitamina B2 (mg) 30
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 57
Minerais Sódio (mg) 10
Potássio (mg) 250
Cálcio (mg) 52
Fósforo (mg) 36
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 24

Como Comprar

Geralmente dá-se preferência aos repolhos de cor verde-clara, pesando entre 1,0 e 2,0 kg.

Como Conservar

À temperatura ambiente conservam-se por, no máximo, quatro a cinco dias. Na gaveta da geladeira, embalados em sacos de plástico transparente, conservam-se por até dez dias. As melhores condições de armazenamento são entre 0º e 3º C e sob umidade relativa do ar de 90%. Nestas condições, as cabeças conservam-se por várias semanas.

Como Consumir

Deve ser consumido preferencialmente cru. Ao ser cozido, ocorrem perdas de vitaminas e, se comido em excesso, pode provocar gases

Fonte: www.ceasacampinas.com.br

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Sem comentários:

Enviar um comentário

Procure aqui

Abacate Abacateiro Abacaxi Abajeru Abisinto/Losna Abiu Abobora Abobrinha Abrotamo Abrunheiro Abuta Abutua Acacia Acacia-Falsa Açafrão Açafrão do Prado Açafrão-Verdadeiro Açaí Acanto Acapurana Acariçoba Acelga Acerola Aconito Açucena Adonis Agarico Branco Agave Agnocasto Agoniada Agrião Agrião da Lagoa Agrião do brejo Agrimonia Aguapé Aipo Ajowan Alamanda Alcachofra Alcaçuz Alcaparra Alcarávia Alecrim Alecrim do Campo Alface Alfafa Alfavaca Alfazema Algodão Alho alimentação Almeirão Ameixa Amendoas. Amendoim Amieiro Amor do Campo Amora Andiroba Angelica Angico Anis Anis estrelado Aperta Ruão Aquiléia Araçá Araticum Arnica Aroeira aromaticas Arroz Arruda Artemisia Artemísia Aspargo Assa Peixe Avelã Avenca Azeitona Babaco Babaçu Babosa Babosa (Aloe Vera) Bacupari Bacuri Baleeira Banana Barbatimão Bardana Baru Batata Batata de purga Batata doce Baunilha Beringela Betadine /ERVA ANDORINHA Betula Bilimbi Biribá Boldo do Chile Borragem Borrazeira-branca Brejauva Brocolis Buchinha do Norte Burirti Butiá Caapeba Cabaça Cabelo de Milho Cabeludinha Cabreuva Cacaueiro Cactus Café Caferana Caimito Cajazeiro Cajepute Caju Calabaça Calabura Calaminta Calamo Calamondim Calendula Calumba Cambará Cambucá Cambuí Camomila Cana Comum Cana de Açucar Cana de Macaco Cana do Brejo Canambaia Canela Canfora Canfora de Jardim Canhamo Capacete de Jupter Capim Cidrão Capim Limão Capim pé de galinha Capim Rosário Capim Santo Capitu Capuchinha Caqui Cará Caralluma Carambola Carapiá Cardo Mariano Cardo Santo Carnaúba Caroba Carobinha Carpineira Carqueja Amarga Carqueja Doce Carrapicho Carvalho-alvarinho Casca de Carvalho Casca Preciosa Cascara Sagrada Castanha da India Castanha do Pará Castanha Portuguesa Catinga de Mulata Catingueira Catuaba Cavalinha Cebola Cenoura Centaurea Centella Cerefólio Cerejeira Chá de Brugre Chá de Bugre Chá Preto Chá Verde Chapéu de Couro Chapéu de Napoleão Chicoria Choupo negro Chuchu Cimicifuga Cipó Azougue Cipó Cabeludo Cipó Cabloco Cipó Cravo Cipó Cruz Cipó Cruzeiro cipo de são joão Cipó Prata Cipó Suma Cipreste Coco Coentro Cogumelo Comigo-Ninguem-Pode Confrei conselhos uteis Copaiba Copo-de-Leite Cordão de Frade Coronha Couve Couve-flor Cravo da India Cubiu curativas Curcumã curiosidades Damiana Dente de Leão doenças Douradinha Embauba Endro Equinácea Erva Baleeira Erva Cidreira Erva de Bicho Erva de Passarinho Erva de Santa Maria Erva de São João Erva Doce Erva Picão Erva Tostão ervas ervas. Pega Pinto Escarola Espinafre Espinheira Santa estetica Eucalipto EUROPEIAS Fedegoso Feijão Feijão Azuki Fenogrego Figo Freixo Fruta pão frutas Frutas para diabetes Fucus Vesiculosus Funcho Garra do Diabo Genciana Gengibre Gergelim Gervão Roxo Ginkgo biloba Ginseng Goiaba grãos Grapefruit Graviola Guaçatonga Guaco Guaraná Hamamélis Hibisco Hipérico Hortelã Imburana de Cheiro Indicador de Ervas Medicinais Ingá Inhame Ipe Roxo Ipecacuanha Jaborandi Jabuticaba Jaca Jacatupe Jambo Jambolão Japecanga Jarrinha Jasmim Jatobá Jenipapo Jequitibá Juazeiro Jurema Preta Jurubeba Lacre Vismia Lágrimas de N.Srª Laranja legumes Limão Linhaça Lobélia Losna Lotus Louro Lúcia-lima Lupulo Maçã Macela Malva Mama Cadela Mamão Mamica de Cadela Mandioquinha Manga Mangabeira Manjericão Maracujá Marapuama Marcela Mate Maxixe Maxixe Peruano Medronheiro Medronho Melancia Melão Melão de São Caetano Melissa Menta Mentruz Mil Homens Milho Morango Mostarda Mulungu Mussambé Mutamba Nabo Nó de Cachorro Nogueira Nóz de Cola Noz-Moscada nutrição Oliveira Oregano Pacová Palma Christi Palmito Panacéia Papo de Peru para meditar Parietaria Pariparoba Parreira brava Pata-de-vaca Pau d'arco Pau Ferro Pau Pereira Pau Tenente Pedra-Ume-kaa Pepinos Pequizeiro Pera pilriteiro Pimenta Pimenta de macaco Pimentão Pinha Pinheiro manso Pistache Pitangueira Pitomba plantas toxicas Poaia Poejo Porangaba preparo Pulmonária Pulsatilla Quebra Pedra Quiabo Quina-Quina Quinua Quixabeira Rabanete Repolho Romã Rooibos Rosa Branca Rosa-rubra Rucula Ruibarbo sabal serrulata Sabugueiro Salgueiro-branco Salsa Salsaparrilha Salvia Samambaia Sapé Sapotí Sassafrás Segurelha Sene Sete Sangrias Sobreiro Soja Stevia Sucupira Tajá de Cobra Tamarillo ou tomate de árvore Tanchagem Tayuia Tilia Tomate Tomilho Ulmeiro Umbauba Unha de Gato Urtiga Urucum Uva Uva Ursi Valeriana Velame do campo Verbasco Verbena verduras Vetiver Vidoeiro Vitex Agnus-castus zedoaria Zimbro